Resumo (PT):
A classe de salvaguarda correspondente aos “conjuntos” tende a revelar-se insuficiente, porquanto no seu grau de generalização, centrado nas volumetrias, nos alçados e noutros aspectos de morfologia urbana, negligencia-se o elevado valor de muitos dos edifícios correntes, e anónimos, que compõem estes conjuntos, como é o caso das casas burguesas do Porto. Conscientes da impossibilidade de mover os meios e os recursos necessários, na fase de projecto, a uma adequada protecção e valorização deste património, tem-se desenvolvido uma investigação para a concepção de uma metodologia que vise agilizar o processo de intervenção. Em traços gerais, a metodologia, que assenta em princípios de respeito pelo valor do existente, e de sustentabilidade, baseia-se na tipificação de procedimentos a partir de um modelo construtivo dos edifícios.
A investigação desenvolvida tem permitido constatar a actualidade dos conceitos teóricos das doutrinas que antecederam os documentos internacionais, do “restauro estilístico” ao “restauro crítico”, num período compreendido entre o início do século XIX e a segunda metade do século XX. Nesta sequência, propõe-se apresentar os conceitos subjacentes à referida metodologia de apoio ao projecto de intervenção no sistema construtivo das casas burguesas do Porto, identificando as diversas influências e outros tipos de relações com as ideias, os princípios ou os critérios das doutrinas patrimoniais, salientando deste modo a sua intemporalidade e universalidade.
A tipificação dos estilos proposta por Viollet-le-Duc; a conservação como única atitude admissível, defendida por Ruskin; as reconstruções integrais “com’era dov’era”, de Beltrami; os princípios de Boito; as acções operativas de restauro de Giovannoni; a transposição para a arquitectura da teoria de Brandi, entre outros, representam ideias que de algum modo contribuíram para a concepção da metodologia desenvolvida.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Tipo de Licença: