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Ensaios dinâmicos de veículos ferroviários de mercadorias

Título
Ensaios dinâmicos de veículos ferroviários de mercadorias
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2019
Autores
Rúben Silva
(Autor)
FEUP
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Diogo Ribeiro
(Autor)
FEUP
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Cristina Costa
(Autor)
FEUP
António Arêde
(Autor)
FEUP
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Classificação Científica
CORDIS: Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia estrutural
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia civil
Outras Informações
Resumo (PT): Este artigo descreve os ensaios dinâmicos realizados em dois veículos ferroviários de mercadorias, nomeadamente o vagão de série Kbs e o vagão de série Sgnss, ambos de transporte de madeira, e que circulam na rede ferroviária Portuguesa. Os ensaios dinâmicos de vibração forçada possibilitaram a caraterização dos principais parâmetros modais dos veículos, em particular as suas frequências naturais, modos de vibração e coeficientes de amortecimento, que serão utilizados na calibração de modelos numéricos de ambos os veículos. Foram ainda realizados ensaios dinâmicos em duas pontes de alvenaria de pedra, a ponte de Durrães e a ponte PK124, para a passagem de um comboio de mercadorias constituído por vagões idênticos aos testados, tendo em vista a caraterização da resposta dinâmica das pontes em termos das acelerações verticais do tabuleiro, e que serão particularmente úteis na validação de modelos computacionais que contemplam a interação dinâmica do sistema veículo-ponte.
Abstract (EN): This paper presents the experimental dynamic tests carried out in two freight vehicles, namely the Kbs and Sgnss type-series wagons, both used for timber transportation and operating in the Portuguese rail network. The dynamic forced vibration tests enabled the characterization of the main modal parameters for both vehicles, in particular frequencies, vibration modes and damping coefficients. Dynamic tests under traffic loading were also performed in two stone masonry bridges, Durrães and PK124 bridge, and involved the passage of a freight train constituted by wagons identical to those tested, aiming to characterize the dynamic response of the bridges in terms of vertical accelerations. These results will be very useful for the validation of numerical models considering the dynamic interaction of the train-bridge system.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 10
Documentos
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