Resumo (PT):
A empresa ENERCONPOR fabricou nas suas instalações fabris, em meados de Maio de 2011, um elemento de betão armado pré-fabricado que, na sequência de uma queda de um sistema de apoio temporário, apresentava danos visíveis sob a forma de destacamentos de betão superficial nas zonas de impacto. Com o objectivo de determinar se foram causados danos não visíveis, i.e., a possível formação de fendas no interior do elemento, foi solicitado ao LABEST a execução de um conjunto de ensaios com ultrasons.
Os ensaios com ultrasons foram realizados no dia 22 de Julho de 2011 no elemento danificado assim como em outros dois elementos não danificados. Desta forma foi obtido um termo de comparação de valores de tempo de propagação de onda e variabilidade dos mesmos em zonas não danificadas e que sustentam a identificação de anomalias nas leituras, e cujos resultados e conclusões são apresentados neste Relatório.
Foi possível identificar a presença de zonas totalmente substituídas por argamassa de reparação, zonas atravessadas por bainhas de pré-esforço, e uma zona com uma anomalia que requer análise adicional.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Nº de páginas:
23