Resumo (PT):
Devido à sua natureza multifacetada, a religião continua a inscrever-se no espaço público. Após séculos de um monopólio católico, observa-se em Portugal uma redefinição sociopolítica e cultural do catolicismo, ensaiada de modo particular depois da revolução democrática de 1974.
Sem deixar de reconhecer os indícios de secularização no plano social e individual - de que é exemplo o crescimento acelerado de pessoas sem religião, principalmente nas áreas mais urbanas e cosmopolitas -, são analisadas as manifestações mais espontâneas de religiosidade associadas a fenómenos como o de Fátima; o papel de destaque da Igreja Católica em áreas como a educação, a solidariedade social, as migrações ou a cultura; e os indicadores de religiosidade, comparativamente elevados e indicativos da excecionalidade do caso português no quadro europeu.
Esta obra aborda também o crescimento e a multiplicação das minorias religiosas, que procuram o reconhecimento no espaço público e a introdução de lógicas mais competitivas no campo religioso.
A coleção Estudos de Religião, coordenada pelo Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa, acolhe estudos e ensaios multidisciplinares sobre as religiões e as dimensões religiosas da cultura.
Abstract (EN):
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Notas:
Apresentaçao da obra em: https://www.incm.pt/portal/bo/produtos/anexos/10357620190715094639827.pdf
Nº de páginas:
228
ISBN:
978-972-27-2755-6
Coleção:
Estudos de Religião