Resumo (PT):
Traduz este texto a preocupação de fazer chegar ao leitor uma abordagem aos processos verbais
– ouvir, falar, ler e escrever – em que ressalte a sua complementaridade e não simplesmente a
especificidade de cada um. Para o efeito, advoga-se que a sua análise radique em uma perspetiva,
preferencialmente psicolinguística, que explique o que se passa no plano do processamento
desses processos, com o intuito de descobrir nesse percurso, que deve ir até à sua raiz, o
que realmente os caracteriza. Conquanto os quatro processos sejam todos convocados nos
momentos achados oportunos, dois deles receberam uma atenção especial: ouvir e ler. Explica-se
esta escolha por serem ambos próximos em muitos aspetos, sobretudo em alguns que ocultam
injustamente o seu árduo labor latente, injustiça que se tentou combater ao longo do texto.
Ao processo ler conferiu-se uma especial atenção à medida que a escrita a ia solicitando e
não somente por força de qualquer intenção prévia. Estiveram, contudo, sempre por perto os
restantes processos, porque contribuem, em graus naturalmente distintos, para a instalação e
posterior desenvolvimento da leitura. O objetivo principal deste texto reside em incentivar
uma problematização firmada na Psicolinguística de qualquer temática inerente ao seu campo
de ação.
Abstract (EN):
This text aims to assert an approach to the verbal languaging processes – listening, speaking,
reading and writing – in which their complementarity is highlighted, rather than their individual
specificity. It is argued that this analysis should be based on a psycholinguistic perspective,
which explains what happens during their processing from beginning to end, in order to find
out what exactly characterises them. Even though all four processes will be referred to, two
of them will be focused on – listening and reading. This choice is justified by the fact that
they share multiple aspects, particularly the latent hard labour which some unjustly hide. This
injustice is counteracted throughout the text. Special attention has been given to the process
reading due to its constant evocation writing imposed, and not only due to previous intention.
The other processes will be present as they contribute, in different degrees, to the setting and
later development of reading. The main objective of this text is to encourage a problematisation
from the psycholinguistic perspective of any topic related to its field of action.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica