Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » O processo verbal ler e o seu processamento numa perspetiva psicolinguística

O processo verbal ler e o seu processamento numa perspetiva psicolinguística

Título
O processo verbal ler e o seu processamento numa perspetiva psicolinguística
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2019
Autores
Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro
(Autor)
FLUP
Revista
Indexação
DOAJ
CLASE
Latindex
EBSCO
SciELO - Scientific Electronic Library Online
Dialnet
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística
Outras Informações
Resumo (PT): Traduz este texto a preocupação de fazer chegar ao leitor uma abordagem aos processos verbais – ouvir, falar, ler e escrever – em que ressalte a sua complementaridade e não simplesmente a especificidade de cada um. Para o efeito, advoga-se que a sua análise radique em uma perspetiva, preferencialmente psicolinguística, que explique o que se passa no plano do processamento desses processos, com o intuito de descobrir nesse percurso, que deve ir até à sua raiz, o que realmente os caracteriza. Conquanto os quatro processos sejam todos convocados nos momentos achados oportunos, dois deles receberam uma atenção especial: ouvir e ler. Explica-se esta escolha por serem ambos próximos em muitos aspetos, sobretudo em alguns que ocultam injustamente o seu árduo labor latente, injustiça que se tentou combater ao longo do texto. Ao processo ler conferiu-se uma especial atenção à medida que a escrita a ia solicitando e não somente por força de qualquer intenção prévia. Estiveram, contudo, sempre por perto os restantes processos, porque contribuem, em graus naturalmente distintos, para a instalação e posterior desenvolvimento da leitura. O objetivo principal deste texto reside em incentivar uma problematização firmada na Psicolinguística de qualquer temática inerente ao seu campo de ação.
Abstract (EN): This text aims to assert an approach to the verbal languaging processes – listening, speaking, reading and writing – in which their complementarity is highlighted, rather than their individual specificity. It is argued that this analysis should be based on a psycholinguistic perspective, which explains what happens during their processing from beginning to end, in order to find out what exactly characterises them. Even though all four processes will be referred to, two of them will be focused on – listening and reading. This choice is justified by the fact that they share multiple aspects, particularly the latent hard labour which some unjustly hide. This injustice is counteracted throughout the text. Special attention has been given to the process reading due to its constant evocation writing imposed, and not only due to previous intention. The other processes will be present as they contribute, in different degrees, to the setting and later development of reading. The main objective of this text is to encourage a problematisation from the psycholinguistic perspective of any topic related to its field of action.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
34473-152782-3-PB 406.84 KB
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Uma forma de estar perante a linguagem: A escrita em análise. (2001)
Artigo em Revista Científica Internacional
Maria da Graça Castro Pinto
O plurilinguismo : um trunfo? (2013)
Artigo em Revista Científica Internacional
Maria da Graça Castro Pinto
In what context does context matter? An ERP study of sentence processing in Brazilian Portuguese (2015)
Artigo em Revista Científica Internacional
Soto, Marije; França, Aniela Improta; Gomes, Juliana Novo ; Manhães, Aline Gesualdi

Ver todas (12)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-03 às 04:58:54
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital