Resumo (PT):
Este artigo se propõe a discutir uma abordagem sobre pobreza multidimensional em Crespo e Gurovitz (2002), destacando variáveis que permitem aferir e interpretar a reprodução, ou não, da pobreza intergeracional (Bird, 2007). A investigação de cariz exploratório e descritiva privilegiou abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas, realizadas com 29 moradoras e moradores do complexo de favelas do São João, no Engenho Novo, Rio de Janeiro. Adotamos padrão de análise comparativa entre três gerações: a primeira geração (G1) é dos progenitores; a segunda, a geração em análise (G2); seus descendentes são a G3; a análise alicerçou-se num raciocínio sistemático de comparação de 23 variáveis para criar índices compositivos e classificação das tipologias por família. O estudo apontou que os membros das famílias, mesmo tendo acesso à educação e a algumas medidas de política pública, mantiveram-se maioritariamente em condição de pobreza, dadas as dinâmicas sociais vivenciadas no contexto da favela,
Abstract (EN):
This article aims to discuss an approach on multidimensional poverty in Crespo and Gurovitz (2002), highlighting variables that allow us to gauge and interpret the reproduction or not of intergenerational poverty (Bird, 2007). The exploratory and descriptive research privileged a qualitative approach based on semi - structured interviews conducted with 29 residents of the São João favela, Engenho Novo, Rio de Janeiro. We adopted a standard of comparative analysis between three generations: the first generation (G1) is of the parents; the second, the generation under analysis (G2); their descendants are G3; the analysis was based on a systematic reasoning of comparison of 23 variables to create compositional indices and classification of typologies by family. The study pointed out that family members, despite having access to education and some public policy measures, remained mostly in poverty, given the social dynamics experienced in the context of the favela.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Notas:
Volume 3. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1751