Resumo (PT):
O presente trabalho, que se situa no campo da Linguística Aplicada ao
Ensino, dá continuidade a investigação que relaciona análise linguística e textos
produzidos em contexto educativo e de formação de professores.
A vertente da investigação que está relacionada com a análise textual de
enunciados que constituem instruções de prova para os alunos do ensino básico
permitiu destacar, entre outras características, a elevada frequência de uso do
verbo explicar e os diferentes sentidos associados ao seu emprego, em contexto
escolar avaliativo. Alguns desses usos são suscetíveis de criação de mal-entendidos discursivos e pragmáticos, situação associada frequentemente ao insucesso escolar
O objetivo deste estudo é contribuir para a identificação desses problemas de
uso referentes à expressão e à compreensão de enunciados de avaliação construídos
com o verbo explicar. Para tal, constituiu-se um corpus composto por enunciados
contendo o verbo explicar na instrução, extraídos de testes de avaliação escrita, e
pelos textos de resposta a esses enunciados produzidos por professores e produzidos
por alunos. Todos os textos (instruções e respostas) pertencem às disciplinas de
Matemática, de Físico-Química, de Biologia, de História, de Geografia e de
Português, constituindo os testes de avaliação documentos autênticos, utilizados no
ano letivo 2014-2015, do Agrupamento de Escolas de Vilela.
O estudo realizado revelou que, para além de haver alguma discrepância
entre os valores semânticos e pragmáticos do verbo explicar nas diferentes áreas
disciplinares, também se verificam diferenças entre a resposta esperada pelos
professores e a resposta dada pelos alunos, resultantes de atribuições de significado
divergentes ao verbo da instrução.
Esta investigação produziu conclusões relevantes para compreender melhor
o problema da falta de compreensão das instruções presentes em instrumentos de
avaliação (como testes, fichas ou exames) por parte dos alunos, o que permitirá
apontar soluções estrategicamente orientadas para a resolução desse problema.
Abstract (EN):
This works, in the field of Applied Linguistics, carries out a line of research that relates linguistic analysis and texts produced in educational context and of teachers training. The dimension of this research which analyses evaluation questions in tests for elementary students enabled us to highlight, among other features, the high frequency of the use of the verb explicar (‘explain’) and its several meanings in an evaluation school context. Some of these uses lead to discursive and pragmatic misunderstandings, situation which is frequently associated to school failure. The objective of this study is to contribute to the identification of these use problems regarding the expression and comprehension of evaluation questions built with the verb explicar. To achieve this aim, we built a corpus with evaluation questions using the verb explicar, extracted from written evaluation tests, and with the answers given by teachers and students. All the texts are from the following subjects: Maths, Chemistry and Physics, History, Geography and Portuguese, and they are authentic documents, used during the school year 2014-2015, in Agrupamento de Escola de Vilela. The study revealed that, in addition to the presence of some discrepancy between the semantic and pragmatic values of the verb explicar in the different school subjects, there are differences between the answers expected by the teachers and the ones given by the students, because of the different meanings attributed to the verb of the instruction. This research produced relevant conclusions to better understand the problem of incomprehension of instructions in evaluation tools (like tests, worksheets or exams) by students, which will allow proposing some solutions strategically oriented to solve this problem.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica