Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » (Re)construção da identidade profissional docente na formação inicial de professores de línguas estrangeiras na FLUP

(Re)construção da identidade profissional docente na formação inicial de professores de línguas estrangeiras na FLUP

Título
(Re)construção da identidade profissional docente na formação inicial de professores de línguas estrangeiras na FLUP
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2018
Autores
Nicolás Martínez, Pilar
(Autor)
FLUP
Pazos Anido, Marta
(Autor)
FLUP
Tomé, Simone
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas
Outras Informações
Resumo (PT): Estudos recentes apontam para o facto de a formação inicial de professores ter um papel fundamental na (re)construção da identidade profi ssional docente. A responsabilidade de facilitar aos futuros professores os recursos necessários para iniciar essa (re)construção da identidade profi ssional recai, principalmente, sobre as instituições de educação superior. Neste trabalho, formadoras de diferentes áreas dos Mestrados em Ensino de Línguas Estrangeiras da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) apresentam algumas conclusões gerais sobre as crenças, representações e atitudes dos estagiários relativamente a este aspeto da sua profi ssionalização. Para a recolha de dados neste estudo, foi utilizado o método de inquérito por questionário aplicado aos estudantes que recentemente frequentaram o estágio pedagógico na FLUP. Os resultados obtidos promovem a refl exão sobre o modelo de formação inicial vigente na FLUP e sobre os constrangimentos resultantes da implementação do processo de Bolonha. Como objetivo fi nal, a interpretação dos dados serve para analisar o tipo de professor que se está a formar e a efi cácia das orientações oferecidas aos estudantes.
Abstract (EN): Recent studies point to the fact that initial teacher training plays a key role in the construction of a teacher’s professional identity. The responsibility for facilitating the resources to start this construction of professional identity for future teachers rests mainly with higher education institutions. In this paper, some general conclusions about the beliefs, representations and attitudes of trainees in relation to this aspect of their professionalization are presented by trainers of different areas of the Masters in the Teaching of Foreign Languages, at the Faculty of Letters, the University of Porto (FLUP). For the collection of data, a questionnaire was given to trainees who had recently completed their teaching practice as part of their teacher education at FLUP. The results promote refl ection on the current initial training model at FLUP and on constraints derived from the implementation of the Bologna process. In addition, the data will be interpreted with a view to analysing the type of teacher who is being trained and the effectiveness of the teacher education offered to students.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Projetos de investigação-ação: Orientações gerais para a elaboração do Relatório de Estágio em ensino de Português e de Língua Estrangeira (2016)
Relatório Técnico
Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Santos, Paulo Jorge ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Referencial de avaliação do desempenho do estudante no estágio pedagógico (2017)
Publicação Didática
Carvalho, Ângela ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Construção de um referencial de avaliação de desempenho do estudante de línguas em estágio pedagógico: problemas e desafios (2017)
Artigo em Revista Científica Nacional
Pazos Anido, Marta; Rodrigues, Sónia Valente ; Tomé, Simone ; Nicolás Martínez, Pilar; Hurst, Nicolas ; Ellison, Maria ; Lorenzo, Mónica; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Almeida, José Domingues de ; Carvalho, Ângela
Construção de uma rubrica de avaliação para defesa pública: da definição de critérios ao protótipo (2021)
Artigo em Revista Científica Internacional
Auf der Maur Tomé, Simone ; Hurst, Nicolas ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Almeida, José Domingues de ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Nicolás Martínez, Pilar; Rodrigues, Sónia Valente ; Ellison, Maria ; Teixeira, Manuela

Das mesmas áreas científicas

Feliz Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2020! (2020)
Outras Publicações
Veloso, João
Timão de Atenas (2016)
Livro
Shakespeare, William ; Ribeiro, Nuno Pinto
Sister, can you hear the deep blue of the sea? (2018)
Livro
Barata, Gilda Nunes ; Vasconcelos, Filomena
Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (2019)
Livro
Almeida, José Domingues de ; Auf der Maur Tomé, Simone ; Bacquelaine, Françoise ; Lorenzo, Mónica; Duarte, Isabel Margarida ; Hurst, Nicolas ; Kind, Anette ; Nicolás Martínez, Pilar; Rodrigues, Sónia Valente

Ver todas (87)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-23 às 17:01:12
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital