Resumo (PT):
O discurso publicitário é simultaneamente um reflexo do contexto em que é produzido
e um agente de mudança sobre o mesmo. No presente estudo, analisamos o discurso publicitário
na revista Mundo Gráfico com o propósito de identificar alguns aspetos da identidade portuguesa
no tempo do Estado Novo, nomeadamente da identidade nacional e da identidade individual, do
homem e da mulher portugueses de então. Simultaneamente, foi nosso propósito identificar as estratégias
discursivas envolvidas na construção destas identidades, em particular as estratégias de
natureza enunciativo-pragmática, tais como a identificação das vozes enunciativas em diálogo nos
anúncios. Ainda, olhamos para os anúncios como manifestações textuais de um género, identificando
sumariamente algumas das suas características.
Abstract (EN):
Advertising discourse is both a reflection of the context in which it is produced
and an agent of change upon it. In the present study, we analysed the advertisements in the
magazine Mundo Gráfico with the purpose of identifying some aspects of the Portuguese identity
of the regime Estado Novo, namely the national identity and the individual identity, of the
Portuguese man and woman of that time. Simultaneously, it was our purpose to identify the
discursive strategies involved in the construction of these identities, in particular strategies of
an enunciative-pragmatic nature, such as the identification of the enunciative voices in dialogue
in the advertisements. Still, we looked at ads as textual manifestations of a genre, briefly
identifying some of their characteristics.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica