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O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico

Título
O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2017
Autores
Duarte, Isabel Margarida
(Autor)
FLUP
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Marques, Aldina
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Pinto, Alexandra Guedes
(Autor)
FLUP
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Classificação Científica
CORDIS: Humanidades
Outras Informações
Resumo (PT): O discurso publicitário é simultaneamente um reflexo do contexto em que é produzido e um agente de mudança sobre o mesmo. No presente estudo, analisamos o discurso publicitário na revista Mundo Gráfico com o propósito de identificar alguns aspetos da identidade portuguesa no tempo do Estado Novo, nomeadamente da identidade nacional e da identidade individual, do homem e da mulher portugueses de então. Simultaneamente, foi nosso propósito identificar as estratégias discursivas envolvidas na construção destas identidades, em particular as estratégias de natureza enunciativo-pragmática, tais como a identificação das vozes enunciativas em diálogo nos anúncios. Ainda, olhamos para os anúncios como manifestações textuais de um género, identificando sumariamente algumas das suas características.
Abstract (EN): Advertising discourse is both a reflection of the context in which it is produced and an agent of change upon it. In the present study, we analysed the advertisements in the magazine Mundo Gráfico with the purpose of identifying some aspects of the Portuguese identity of the regime Estado Novo, namely the national identity and the individual identity, of the Portuguese man and woman of that time. Simultaneously, it was our purpose to identify the discursive strategies involved in the construction of these identities, in particular strategies of an enunciative-pragmatic nature, such as the identification of the enunciative voices in dialogue in the advertisements. Still, we looked at ads as textual manifestations of a genre, briefly identifying some of their characteristics.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
08_isabel_duarte_discurso 387.25 KB
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