Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » O contributo da infoliteracia para a integração e melhoria do desempenho académico dos estudantes do 1º ano da FEUP

O contributo da infoliteracia para a integração e melhoria do desempenho académico dos estudantes do 1º ano da FEUP

Título
O contributo da infoliteracia para a integração e melhoria do desempenho académico dos estudantes do 1º ano da FEUP
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2015
Autores
Teresa Oliveira Ramos
(Autor)
FEUP
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 1-14
XII Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Évora, 21, 22 e 23 de Outubro de 2015
Outras Informações
Resumo (PT): As bibliotecas universitárias confrontam-se com exigências crescentes no sentido de desempenharem um papel ativo nos processos de ensino e aprendizagem. A sua resposta tem passado pela implementação de abordagens que incluem a integração das competências de Infoliteracia em programas curriculares. Dada a diversidade de contextos onde elas se podem implementar é muito importante partilhar experiências e lições aprendidas, evidenciando dados e análises objetivas. A presente comunicação descreve a experiência da Biblioteca da FEUP sobre a integração das competências de Infoliteracia no programa de uma unidade curricular do 1º ano que é transversal aos alunos dos cursos de mestrado integrado. É feita uma análise retrospetiva da evolução da integração incremental da Infoliteracia (nos anos letivos de 2008-09 a 2014-15) que resultou num modelo de formação híbrido (presencial e e-learning) apoiado no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e em tecnologias de suporte a um ensino interativo e a uma aprendizagem mais ativa e autónoma. Os resultados são apresentados segundo três níveis de análise: participação na formação, desempenho nas atividades e satisfação com a formação e as competências que permitiu adquirir. Conclui-se que a evolução desta experiência contribuiu para a integração dos estudantes e para a melhoria do seu desempenho académico através do desenvolvimento das suas competências de Infoliteracia.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 14
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
1447-3552-1-PB 1299.85 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Lessons from a B-Learning course in Information Literacy for Engineering Freshmen (2015)
Capítulo ou Parte de Livro
Armando Sousa; Manuel Firmino Torres; Cristina Sousa Lopes; Teresa Oliveira Ramos; Luciano Moreira
Pedagogia mais interativa à distancia de um ClickerUP - dispositivo sem custos para interagir em aula com grandes grupos via telemóvel (2018)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Armando Jorge Sousa; Manuel Firmino Torres; Teresa Oliveira Ramos; Cristina Sousa Lopes; Sara Ferreira
Infoliteracia na FEUP: uma visão de processo (2012)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Teresa Oliveira Ramos; Cristina Sousa Lopes
Library and faculty partnering to increase Open Access Publishing among researchers (2021)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Cristina Sousa Lopes; Teresa Oliveira Ramos; Palmira Seixas; Luís Miguel Costa; Freitas, A
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-21 às 18:32:02
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital