Resumo (PT):
A biblioteca da FEUP tem vindo a promover a
infoliteracia como uma estratégia agregadora dos vários
tipos de intervenção junto da comunidade em que está
inserida. Partindo do conceito de infoliteracia esta
comunicação tem por objetivo analisar a sua dimensão
prática, tendo-se escolhido para a sua concetualização
uma abordagem por processos em que é feita uma
descrição do processo de infoliteracia implementado na
FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do
Porto. Procura-se dar a conhecer a forma como o
processo de infoliteracia intervém, atua e contribui para
a transformação dos estudantes em termos de
competências, conhecimentos e comportamentos no que
toca à informação como recurso de valor que usam nas
suas atividades curriculares ao longo do seu percurso
académico. Considerou-se um processo principal -
“Processo de infoliteracia na FEUP” - que se decompõe
em 4 subprocessos: i) serviços de apoio e descoberta, ii)
formação regular e iii) formação à medida e iv)
formação e-learning.
É discutida a avaliação do processo fazendo-se
referência aos mecanismos de avaliação
implementados, incluindo a definição de indicadores de
processo e de indicadores de resultado, de natureza
quantitativa e qualitativa e um estudo que usou a
metodologia de análise por impactos para avaliação do
processo. É ainda feito um balanço apresentando
algumas dificuldades e sucessos inerentes ao processo,
sendo referidos na conclusão alguns desenvolvimentos
futuros e desafios que se prefiguram para o processo de
infoliteracia na FEUP.
Abstract (EN):
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Nº de páginas:
9