Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » Infoliteracia na FEUP: uma visão de processo

Infoliteracia na FEUP: uma visão de processo

Título
Infoliteracia na FEUP: uma visão de processo
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2012
Autores
Teresa Oliveira Ramos
(Autor)
FEUP
Outras Informações
Resumo (PT): A biblioteca da FEUP tem vindo a promover a infoliteracia como uma estratégia agregadora dos vários tipos de intervenção junto da comunidade em que está inserida. Partindo do conceito de infoliteracia esta comunicação tem por objetivo analisar a sua dimensão prática, tendo-se escolhido para a sua concetualização uma abordagem por processos em que é feita uma descrição do processo de infoliteracia implementado na FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Procura-se dar a conhecer a forma como o processo de infoliteracia intervém, atua e contribui para a transformação dos estudantes em termos de competências, conhecimentos e comportamentos no que toca à informação como recurso de valor que usam nas suas atividades curriculares ao longo do seu percurso académico. Considerou-se um processo principal - “Processo de infoliteracia na FEUP” - que se decompõe em 4 subprocessos: i) serviços de apoio e descoberta, ii) formação regular e iii) formação à medida e iv) formação e-learning. É discutida a avaliação do processo fazendo-se referência aos mecanismos de avaliação implementados, incluindo a definição de indicadores de processo e de indicadores de resultado, de natureza quantitativa e qualitativa e um estudo que usou a metodologia de análise por impactos para avaliação do processo. É ainda feito um balanço apresentando algumas dificuldades e sucessos inerentes ao processo, sendo referidos na conclusão alguns desenvolvimentos futuros e desafios que se prefiguram para o processo de infoliteracia na FEUP.
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 9
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
459-1220-1-PB 441.80 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Lessons from a B-Learning course in Information Literacy for Engineering Freshmen (2015)
Capítulo ou Parte de Livro
Armando Sousa; Manuel Firmino Torres; Cristina Sousa Lopes; Teresa Oliveira Ramos; Luciano Moreira
Pedagogia mais interativa à distancia de um ClickerUP - dispositivo sem custos para interagir em aula com grandes grupos via telemóvel (2018)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Armando Jorge Sousa; Manuel Firmino Torres; Teresa Oliveira Ramos; Cristina Sousa Lopes; Sara Ferreira
O contributo da infoliteracia para a integração e melhoria do desempenho académico dos estudantes do 1º ano da FEUP (2015)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Teresa Oliveira Ramos; Cristina Sousa Lopes
Library and faculty partnering to increase Open Access Publishing among researchers (2021)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Cristina Sousa Lopes; Teresa Oliveira Ramos; Palmira Seixas; Luís Miguel Costa; Freitas, A
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-21 às 20:24:01
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital