Resumo (PT):
O objetivo deste trabalho foi determinar a aplicabilidade de dois métodos enzimáticos um
para a quantificação da glucose e outro da sacarose em soluções aquosas contendo quitosano.
Os métodos analíticos foram validados e os principais parâmetros determinados como limite de
detecção, intervalo de linearidade, precisão e exatidão. A incerteza global do método enzimático da
glucose foi inferior a 10% no intervalo de 700 a 2000 mg L-1, para o método de análise da sacarose
a incerteza global foi inferior a 3% para todo o intervalo de análise (100-1000 mg L-1). Apesar
da semelhança das performances com relação a outros métodos analíticos, o método enzimático
provou ser mais adequado, em particular do que a cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC),
principalmente se um grande número de amostras deve ser analisado (permitindo um resultado
rápido) e ainda devido às propriedades mucoadesivas do quitosano que dificultam as metodologias
analíticas por HPLC, criando problemas de estabilidade na coluna cromatográfica.
Abstract (EN):
The purpose of this work was to evaluate the applicability of two enzymatic methods to
quantify glucose and sucrose in aqueous solutions with chitosan. The analytical methods were
validated and the main parameters, as limit of detection, linearity range, precision and accuracy
were determined. The global uncertainty for glucose enzymatic method was less than 10% for
concentration levels between 700 and 2000 mg L-1, and for the sucrose enzymatic method, the global
uncertainty showed values less than 3% for all concentration levels analyzed (100-1000 mg L-1).
Despite the similarities of performances with respect to other analytical methods, the enzymatic
method proved to be better than others, in particular high performance liquid-chromatography
(HPLC), mainly if a great number of samples needs to be analyzed, allowing a quick result, and
because the mucoadhesive properties of chitosan make difficult the HPLC analytical methodology,
creating stability problems in the chromatographic column.
Idioma:
Inglês
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Nº de páginas:
8