Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » Alfabetização informacional em Portugal: alguns resultados de um projeto de pesquisa

Alfabetização informacional em Portugal: alguns resultados de um projeto de pesquisa

Título
Alfabetização informacional em Portugal: alguns resultados de um projeto de pesquisa
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2016
Autores
Silva, Armando Malheiro da
(Autor)
FLUP
Fernandez Marcial, Viviana
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciência da Informação
Outras Informações
Assunto: Literacia informacional
Resumo (PT): O estudo apresenta alguns dados sobre um projeto, que embora focado no caso específico de Portugal, tem a pretensão de fazer uma aproximação científica dos desafios da Área do Ensino Superior Europeu (EHEA) e seu impacto no campo da alfabetização da informação, considerando o atual contexto da Sociedade da Informação. As questões principais que essa pesquisa pretende responder são: entender como os alunos universitários enfrentam as novas competências exigidas pela criação do EHEA; saber como esses alunos estão preparados em termos das competências informacionais, em três diferentes momentos: antes da universidade, durante o período de frequência da universidade e, no final da graduação, na universidade. As aproximações intra e transdisciplinares entre Educação, Ciências Cognitivas e Ciência da Informação são claramente afirmadas no modelo epistemológico e teórico que o apoiam, beneficiando-se da interação entre necessidades de informação produzidas no contexto educacional e o universo informacional dos alunos e sua dinâmica, sem esquecer de considerar as conexões do comportamento informacional dos alunos com seus contextos pessoais e sociais e exigências. O estudo é realizado em uma escala nacional, para permitir as comparações entre regiões com diferentes níveis de desenvolvimento. O exemplo inclui alunos de ambos os ciclos de estudo. A metodologia usada nesse estudo está dividida em duas áreas, pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa qualitativa permitirá obter preciosos indicadores sobre o comportamento de informação dos alunos, expectativas, necessidades e uso de informação. Os indicadores obtidos na pesquisa qualitativa serão usados para projetar questionários, os quais serão realizados em 17 escolas de ensino médio e 17 universidades, com uma amostra estimativa de aproximadamente 2000 alunos. O resultado final desta pesquisa será o projeto de um mapa do comportamento informacional, no nível da universidade, e o desenvolvimento de um modelo concernindo à promoção de competências da informação nos alunos de universidades Portuguesas.
Abstract (EN): The study presents some data on a project that, although focused on the specific case of Portugal, with the intention of making a scientific approach to the challenges of the European Higher Education Area (EHEA) and its impact on the field of information literacy, considering the current context of the Information Society. The main questions that this research aims to answer are: understanding how college students face the new skills required by the creation of the EHEA; how these students are prepared in terms of information competencies in three different times: before the university, during the period University frequency and at the end of graduation at the university. The inter- and transdisciplinary approaches between Education, Cognitive Sciences and Information Science are clearly stated in the epistemological and theoretical model that supports it, benefiting from the interaction between information needs produced in the educational context and the informational universe of students and their dynamics not forgetting to consider the connections of the information behavior of students with their personal and social contexts and requirements. The study is conducted on a national scale, to allow comparisons between regions with different levels of development. The sample includes students of both study cycles. The methodology used in this study is divided into two types, qualitative and quantitative research. Qualitative research will provide valuable indicators on the information behavior of students, expectations, needs and use of information. The indicators obtained in qualitative research will be used to design questionnaires, which will be held in 17 high schools and 17 universities, with a sample estimate of about 2000 students. The end result of this research will be the design of a map of information behavior, at the university level, and the development of a model concerning the promotion of information skills in students of Portuguese universities.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
armando_malheiro_alfabetizacao 952.82 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

A literacia da informação em Portugal: um diagnóstico, um modelo e uma reflexão prospetiva (2007-2010) (2016)
Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana; Martins, Fernanda
Novos resultados e elementos para a análise e debate sobre a literacia da informação em Portugal (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
Information literacy in Portugal: a theory and practice approach (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
Biblioteca, educação e literacia informacional em Portugal: resultados iniciais do projeto elit.pt (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
A literacia informacional no espaço europeu do ensino superior: estudo das competências de informação em Portugal (primeiros resultados globais) (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Martins, Fernanda; Azevedo, José; Pinto, Maria Manuela; Fernandez Marcial, Viviana; Guedes, Susana

Ver todas (8)

Do mesmo livro

Novos resultados e elementos para a análise e debate sobre a literacia da informação em Portugal (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
Information literacy in Portugal: a theory and practice approach (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
Inclusão digital e literacia informacional em Ciência da Informação (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da

Ver todas (9)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-21 às 02:22:28
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital