Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » A literacia informacional no espaço europeu de ensino superior: fundamentos e objetivos de um projeto em várias fases

A literacia informacional no espaço europeu de ensino superior: fundamentos e objetivos de um projeto em várias fases

Título
A literacia informacional no espaço europeu de ensino superior: fundamentos e objetivos de um projeto em várias fases
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2016
Autores
Silva, Armando Malheiro da
(Autor)
FLUP
Fernandez Marcial, Viviana
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Martins, Fernanda
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Ver página do Authenticus Sem ORCID
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciência da Informação
Outras Informações
Assunto: Literacia informacional
Resumo (PT): Esta comunicação toma como quadro de referência geral o Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES), cuja criação supôs uma transformação na aproximação educativa de todos os países da União Europeia. Um modelo educacional novo necessita de competências novas. As competências da informação constituem um dos mais importantes requisitos de que precisa o estudante universitário da sociedade da informação. Importa, por isso, saber como esses estudantes universitários são preparados no que respeita à capacidade e destrezas na busca, uso, articulação e difusão da informação colhida e usada em diversos contextos com predominância para o escolar. Para tanto, concebe-se um projeto de pesquisa cuja finalidade principal é investigar os níveis das competências em universidades portuguesas; estabelecer uma ligação entre a aprendizagem e a aquisição de competências informacionais no Secundário e na Universidade; e contribuir para a definição de uma estratégia que ajuste à universidade portuguesa a um bom desempenho das competências e capacidade na busca e uso da informação, no quadro da adaptação ao EEES e à sociedade da informação/conhecimento. Esse projeto de pesquisa foi submetido a apoio, por parte da Fundação de Ciência para a Tecnologia, cujo resultado se aguarda, e, entretanto, entende-se como oportuno aproveitar este ensejo para desenvolver o conceito operatório de literacia informacional no campo da Ciência da Informação e dentro desta na área de estudo sobre comportamento informacional, sendo certo que esse conceito traz consigo outras disciplinas nomeadamente a Educação e a Psicologia Cognitiva, com as quais se deve estabelecer, a propósito da temática específica em foco, um diálogo fecundo.
Abstract (EN): This communications takes as general reference the European Space of Superior Studies (ESSS), whose creation endeavoured an educative approach of all European Union countries. A new educational model needs new skills. The informational skills constitute one of the most important requires that a university student of the information society needs. So it is important to know how these university students are prepared in terms of research and abilities skills, in the use, articulation and diffusion of the information gathered and applied in different contexts especially the scholar one. Therefore, it is conceived a research project whose main purpose it to investigate the level of skills in Portuguese Universities; to establish a connection between apprenticeship and acquisition of informational skill in high school and in university; and to contribute to the Comportamento Informacional; e Ciência da Informação. definition of a strategy that allows Portuguese universities a good performance in the ability and skills to research and use of information and research skills and the ability to research and use the information, inserted in the adaptation process to the ESSS and to the informational/knowledge society. This research project was submitted to the Science and technology Foundation for support. The result is still expected. It is suitable to exploit the occasion to develop the concept of information literacy in the field of the Informational Science and in inside this area of study the informational behaviour. This concept brings with it other subjects as Educations and Cognitive Psychology, with which it should be, establish a fecund conversation.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
armando_malheiro_literacia 461.35 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

A literacia da informação em Portugal: um diagnóstico, um modelo e uma reflexão prospetiva (2007-2010) (2016)
Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana; Martins, Fernanda
A literacia informacional no espaço europeu do ensino superior: estudo das competências de informação em Portugal (primeiros resultados globais) (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Martins, Fernanda; Azevedo, José; Pinto, Maria Manuela; Fernandez Marcial, Viviana; Guedes, Susana
A investigação em literacia informacional: abordagem a partir de um projeto de âmbito nacional (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana; Martins, Fernanda
Lessons on information literacy research: a portuguese experience (2014)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Silva, Armando Malheiro da; Fernández Marcial, Viviana ; Martins, Maria Fernanda

Do mesmo livro

Novos resultados e elementos para a análise e debate sobre a literacia da informação em Portugal (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
Information literacy in Portugal: a theory and practice approach (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
Inclusão digital e literacia informacional em Ciência da Informação (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da

Ver todas (9)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-22 às 10:40:24
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital