Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » Percursos entre o cultural e o criativo em meio urbano

Percursos entre o cultural e o criativo em meio urbano

Título
Percursos entre o cultural e o criativo em meio urbano
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2015
Autores
Teixeira, Rute
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): No estudo comparado entre as redes culturais e criativas, torna-se imperativo o contributo dos teóricos da sociedade da informação, das redes culturais e da economia criativa em contexto urbano. Neste estudo, procuraremos aprofundar a temática das redes culturais e criativas. Segundo Neves (2004) a criação de redes culturais insere-se numa orientação de política cultural que visa dotar o país de equipamentos capazes de responder às exigências atualmente reconhecidas como as mais adequados à difusão e receção cultural. Por outro lado, as redes criativas visam a conceção e implementação de um adequado modelo de governação que apoie o aumento da capacidade e empreendedorismo criativos, o crescimento dos negócios criativos e a atratividade dos lugares, visando o reforço da massa crítica do capital criativo da região. Será nosso interesse refletir sobre a possível articulação das mesmas e o crescente desenvolvimento sustentado de ambas, enquanto forças potenciadoras de uma crescente aproximação entre a dimensão económica da cultura e a dimensão cultural da economia, como duas faces da mesma moeda (Jameson, 1996).
Abstract (EN): In the comparative study of the cultural and creative networks, it is imperative the contribution of theoretical information society, cultural networks and the creative economy in the urban context. In this study, seek to deepen the theme of cultural and creative networks. According to Neves (2004) the creation of cultural networks is part of a cultural policy guideline that aims to provide the country with equipment capable of meeting the requirements currently recognized as the most appropriate dissemination and cultural reception. On the other hand, the creative networks aim to design and implement an appropriate governance model to support increased capacity and creative entrepreneurship, the growth of creative businesses and the attractiveness of places, aimed at reinforcing the critical mass of creative capital of the region . It will be our interest to reflect on the possible connection of the same and the growing sustainable development both as enhancer forces of a growing rapprochement between the economic dimension of culture and the cultural dimension of the economy, as two sides of the same coin (Jameson, 1996).
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
grandes problematicas_rute_teixeira 142.73 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Os públicos da cultura em Panóias : um estudo de caso (2014)
Capítulo ou Parte de Livro
Teixeira, Rute
ETHNOARTS - Etnographic Explorations of the Arts and Education : book of abstracts (2017)
Livro de Atas de Conferência Internacional
Ferro, Lígia; Thomson, Pat ; Poveda, David ; Lopes, João Teixeira ; Azevedo, Natália ; Veloso, Ana Luísa ; Setrafino, Irene; Fesch, Gil ; Teixeira, Rute
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-20 às 20:28:45
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital