Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » O Latim como facilitador de aprendizagens transversais no Ensino Básico: uma proposta concreta de aproximação nas aulas de Português do 1º Ciclo

O Latim como facilitador de aprendizagens transversais no Ensino Básico: uma proposta concreta de aproximação nas aulas de Português do 1º Ciclo

Título
O Latim como facilitador de aprendizagens transversais no Ensino Básico: uma proposta concreta de aproximação nas aulas de Português do 1º Ciclo
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2015
Autores
Ferreira, Ana Maria Guedes
(Autor)
FLUP
Revista
Classificação Científica
FOS: Humanidades
Outras Informações
Assunto: Língua portuguesa - ensino / Língua latina
Resumo (PT): Aprender a língua portuguesa é, mesmo para os falantes nativos, uma missão nem sempre fácil. Num contexto em que se prenuncia que o estudo do Latim possa ganhar novas proporções mesmo no Ensino Básico, este texto tem dois intuitos principais. Por um lado, refletir sobre as mais-valias da aprendizagem da língua e cultura latinas desde a mais tenra idade; por outro, apresentar uma proposta concreta para a lecionação do imperfeito do Indicativo nas aulas de português do 4º ano de escolaridade. A sugestão de trabalho gizada tem como ponto de partida o conceito de oficina gramatical e o estudo comparativo das formas portuguesas e latinas do tempo verbal em causa, pois a autora está firmemente convicta de que os alunos assimilarão melhor as regras e exceções se conhecerem, desde cedo, a sua origem.
Abstract (EN): Learning Portuguese is, even for native speakers, a mission not always easy. In a context in which it appears that the study of Latin may gain new proportions even in Primary Education, this text has two main purposes. On the one hand, to reflect upon the benefits of learning Latin and the culture of ancient Rome from an early age; on the other, to submit a concrete proposal for teaching the imperfect in 4th grade¿s Portuguese classes. This working suggestion has, as its starting point, the concept of grammar workshop and the comparative study of Imperfect in Portuguese and Latin, because the author firmly believes that students will better assimilate rules and exceptions if they know their origin from the begining.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
AnaFerreira_193-716-1-PB 364.10 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Vidas Paralelas: Címon e Luculo (2021)
Livro
Plutarco; Ferreira, Ana Maria Guedes ; Tröster, Manuel
Vidas Paralelas - Péricles e Fábio Máximo (2012)
Livro
Ferreira, Ana Maria Guedes ; Rodrigues, Ália Rosa Conceição
Symbolon IV : Medo e esperança (2014)
Livro
Pereira, Belmiro Fernandes ; Ferreira, Ana Maria Guedes
Plutarco: Vidas Paralelas - Péricles e Fábio Máximo (2010)
Livro
Ferreira, Ana Maria Guedes ; Rodrigues, Ália Rosa Conceição

Ver todas (19)

Da mesma revista

Refletindo sobre algumas das interessantes transgressões da obra de Freire (2022)
Artigo em Revista Científica Nacional
José Pedro Amorim; Luiza Cortesão
Grooming online: prevenção, intervenção e respostas do setor educacional (2021)
Artigo em Revista Científica Nacional
Diana Mota; Celina Manita
Estruturação da personalidade e criatividade (1998)
Artigo em Revista Científica Nacional
Maria Isolina Pinto Borges

Ver todas (13)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-02 às 09:08:48
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital