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Projeto/Contrato PS:PTDC/CED‐EDG/29069/2017

Início Candidatura Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 72570
 
Candidatura: NORTE-01-0145-FEDER-029069
 
Referência: PTDC/CED‐EDG/29069/2017
Nome Curto: DigP-SEM
Título: DigP-SEM - Plataformas Digitais na Gestão Educacional dos Agrupamentos
Financiamento Competitivo: Não
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 6
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: IC & DT - 2017 - Projectos de IC & DT (2017)
Instituição Financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2018-08-17
Entidade Pagadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Calendarização
Data de Início Previsto: 2018-01-01
Data de Início Efetivo: 2018-10-01
Data de Conclusão Prevista: 2021-09-30
Data de Conclusão Efetiva: 2022-07-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 231.333,32 EUR
Detalhes
Resumo: A organização das escolas por Agrupamentos tem sido justificada em argumentos de reforço da autonomia, de quebra de isolamento entre escolas e de realização de projetos educativos (PE) articulados entre os diversos níveis de ensino e em que participem a comunidade. Apesar disso, alguns estudos (AL_CL_PF2010; SM_TL2015) têm dado conta de posições de desagrado em relação a esta organização escolar, assentes em ideias de perda de autonomia, dependência da escola sede e dificuldades de trabalho conjunto, pelo distanciamento geográfico das escolas.
A par desta medida, e por influência da Cimeira de Lisboa (2000) e do Plano Tecnológico da Educação (2007), as TIC passaram a constituir uma área de referência nas diretivas educacionais (Comissão Europeia, 2011; OCDE 2015)
e a integrar o dia-a-dia dos Agrupamentos de Escolas (AE) (AS_BS2008; AM_et al2012). Neles, as plataformas digitais (PD) (email, moodle, internet etc.) tornaram-se um recurso para a comunicação dos AE sobre o qual não existe um conhecimento informado, o que justifica a relevância do projeto DigP-SEM. Este tem como meta produzir recomendações sobre o modo como as PD podem contribuir para uma gestão educacional dos AE com efeitos numa sequencialidade curricular e num Projeto Educativo (PE) coletivamente participado, que corporize princípios de uma ? cidade educadora? (Declaração de Barcelona, 1990) e inclusiva.
Orientado por esta meta, o projeto organiza-se em torno dos objetivos: 1) Identificar e caracterizar modos e finalidades com que são utilizadas as PD nos AE; 2) Mapear efeitos das PD que têm sido gerados na dinâmica de funcionamento
do AE; 3) Produzir e validar um guião de procedimentos para o uso das PD nos AE.
Este projeto será acompanhado de uma monitorização e avaliação que assegurem a pertinência do conhecimento produzido. Esse conhecimento, para além de ser partilhado com os AE que vierem a integrar o estudo, será divulgado em eventos científicos, nacionais e internacionais, para que poss Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Ciências da educação

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

  • Agrupamentos de escolas
  • Gestão educacional
  • Plataformas digitais
  • Projeto educativo
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Livro
Preciosa Fernandes (Coordenador) (FPCEUP); Carlinda Leite (Coordenador) (FPCEUP); Angélica Monteiro (Organizador) (FPCEUP); Carla Figueiredo (Organizador) (FPCEUP); Paulo Marinho (Organizador) (FPCEUP)
2022
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente Preciosa Fernandes 226079700 preciosa@fpce.up.pt
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra CEIS20 Portugal Instituto de ID Parceiro
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora CIEP Portugal Instituto de ID Parceiro
Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações CIEO Portugal Instituto de ID Parceiro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa IE-UL Portugal Instituto de ID Parceiro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro UTAD Portugal Universidade Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Angélica Maria Reis Monteiro AMRM Investigador 15 2018-10-01 2022-07-31
FPCEUP Carla Patrícia Teixeira da Silva Figueiredo CPTSF Investigador 100 2018-11-01 2022-07-31
FPCEUP Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite CL Co Investigador Responsável 40 2018-10-01 2022-07-31
FPCEUP Paulo Manuel Teixeira Marinho PMTM Investigador 25 2018-10-01 2019-08-31
FPCEUP Paulo Manuel Teixeira Marinho PMTM Investigador 100 2019-09-01 2022-07-31
FPCEUP Preciosa Teixeira Fernandes PTF Investigador Responsável na UO 50 2018-10-01 2022-07-31
FPCEUP Rui Eduardo Trindade Fernandes RETF Investigador 15 2018-10-01 2022-07-31

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FPCEUP 373633 Pedro Alexandre das Neves Leal
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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