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Projeto/Contrato PS:2017-1-IE01-KA201-025698

Início Candidatura Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 71372
 
Candidatura: THRIECE
 
Referência: 2017-1-IE01-KA201-025698
Nome Curto: THRIECE
Título: Teaching for Holistic, Relational and Inclusive Early Childhood Education
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 9
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: Erasmus+
Instituição Financiadora: Comissão Europeia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2017-12-06
Calendarização
Data de Início Previsto: 2017-12-01
Data de Início Efetivo: 2017-12-01
Data de Conclusão Prevista: 2020-01-30
Data de Conclusão Efetiva: 2020-01-30
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 284.704,00 EUR
Detalhes
Resumo: O projeto THRIECE é uma iniciativa de investigação do Programa Erasmus+ sobre Educação e Cuidados na Primeira Infância (ECEC). Este projeto visa ser uma resposta de mudança à atual orientação da educação europeia, contrapondo-se aos discursos neoliberais que priorizam o conhecimento como "valor" enquanto desvalorizam áreas que não parecem ter utilidade numa economia global. Esse implacável impulso pela "qualidade" tem resultado no afunilamento do curriculum, na estandartização do ensino por meio da realização testes e de rankings internacionais, estabelecendo a mensuração quantitativa como árbitro da qualidade da educação. Argumentamos assim que para que os educadores europeus compreendam e satisfaçam as necessidades das crianças pequenas para uma EI de alta qualidade, precisam ouvir uma voz alternativa à agenda neoliberal.
Esta necessidade é particularmente importante para a ECEC, uma vez que a pressão descendente de "responsabilização" é cada vez mais forte. Por exemplo, Moss et al. (2016) levantam preocupações sobre as suposições, práticas e possíveis efeitos do Estudo Internacional de Aprendizagem Precoce e Bem-Estar da Criança da OCDE, que estende as comparações internacionais existentes do PISA no nível secundário para a mensuração padronizada de crianças de 5 anos. Também o conceito de "prontidão escolar" é problemático pois move o foco da aprendizagem ao brincar - vital no desenvolvimento da autorregulação e atenção - para uma pedagogia mais escolar, enfatizando o desenvolvimento de "habilidades básicas" e resultados de alfabetização (Bruckauf & Hayes, 2017) e propagando um modelo de déficit, com algumas crianças vistas como insuficientes, "despreparadas" para a escola, sem qualquer desconstrução sobre se as escolas estão prontas para as crianças (Brooker, 2015). Assim, se tratados de forma não crítica, as medidas de 'qualidade' podem se tornar instrumentos de reprodução social, excluindo grupos de crianças e suas famílias com base na classe Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Relatório Técnico
C. Regan (Autor) (Outra); L. O'Toole (Autor) (Outra); A. Nowak-Lojewska (Autor) (Outra); Manuela Ferreira (Autor) (FPCEUP)
2019
Relatório Técnico
C. Regan (Autor) (Outra); L. O'Toole (Autor) (Outra); A. Nowak-Lojewska (Autor) (Outra); Manuela Ferreira (Autor) (FPCEUP)
2018
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Institiúid Oideachais Marino Irlanda S Proponente Leah O'Toole
Agrupamento de Escolas de Alexandre Herculano Portugal SC Parceiro
Agrupamento de Escolas Soares dos Reis Portugal Ensino Parceiro
Carlow Educate Together CETNS Irlanda Ensino Parceiro
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Parceiro Manuela Ferreira
Przedszkole Niepubliczne Akademia Malych Odkrywców AMO Polónia Ensino Parceiro
Trinity College Dublin Irlanda Universidade Parceiro
Uniwersytet Gdanski Polónia Universidade Parceiro
Zespol Szkol nr 14 w Gdyni ZSnr14 Polónia Ensino Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Alexandra Maria Alves Rodrigues de Carvalho AMARC Bolseiro 50 2018-02-01 2019-08-31
FPCEUP Eunice Margarida B. Macedo Alves EMBMA Investigador 2017-12-01 2020-01-30
FPCEUP Maria Manuela Martinho Ferreira MMF Investigador Responsável na UO 2017-12-01 2020-01-30

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FPCEUP 244105 Celia Regina Silva Pinto
FPCEUP 553518 Elsy Karina Araújo Gonçalves
Laboratórios
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