Resumo: |
Actualmente, tem-se vindo a verificar um interesse crescente pela investigação de novas soluções construtivas, que permitam uma integração das capacidades de sensorização, diagnóstico e controlo, em sistemas mecânicos de elevado desempenho. A indústria automóvel (entre outras) é um bom exemplo de um domínio em que a aplicação dessas soluções tem registado um incremento assinalável. As vantagens desse incremento são óbvias, nomeadamente ao permitirem um aumento de novas funções, mantendo as funções tradicionais, e um aumento da sistematização e integração da aplicação dessas soluções nos veículos, fazendo com que os custos totais de montagem sejam menores. Neste contexto, este projecto visa o desenvolvimento de dispositivos inteligentes e de materiais de suporte para interiores de automóveis. Tais dispositivos incorporarão quer as funções tradicionais, quer novas funções de sensorização e actuação, tendo sempre presentes os seguintes objectivos: aumento da segurança, do conforto, do desempenho, da melhoria estética nos interiores e do processamento de informação.
O projecto de sistemas integrados inovadores para interiores de automóveis, aqui proposto, é extremamente exigente e requer a existência de um conhecimento alargado sobre as questões de engenharia ligadas aos seus diversos requisitos. Os objectivos do projecto só podem ser atingidos através da constituição de uma equipa multi-disciplinar que crie sinergias nas suas diversas áreas de conhecimento. Propõe-se, para tal, a formação de um consórcio composto por empresas do ramo automóvel e por vários grupos de três universidades, possuidoras de know-how nas diversas áreas abrangidas, com vista a atingir os objectivos estabelecidos. Os três maiores parceiros industriais na área automóvel são as seguintes empresas, nos seguintes ramos: a TMG, nas peles artificiais e tecidos, a Iber-Oleff, na fabricação moldada de componentes ou de moldes e a Sunviauto, nos componentes para assentos. Uma quarta empresa particip |
Resumo Actualmente, tem-se vindo a verificar um interesse crescente pela investigação de novas soluções construtivas, que permitam uma integração das capacidades de sensorização, diagnóstico e controlo, em sistemas mecânicos de elevado desempenho. A indústria automóvel (entre outras) é um bom exemplo de um domínio em que a aplicação dessas soluções tem registado um incremento assinalável. As vantagens desse incremento são óbvias, nomeadamente ao permitirem um aumento de novas funções, mantendo as funções tradicionais, e um aumento da sistematização e integração da aplicação dessas soluções nos veículos, fazendo com que os custos totais de montagem sejam menores. Neste contexto, este projecto visa o desenvolvimento de dispositivos inteligentes e de materiais de suporte para interiores de automóveis. Tais dispositivos incorporarão quer as funções tradicionais, quer novas funções de sensorização e actuação, tendo sempre presentes os seguintes objectivos: aumento da segurança, do conforto, do desempenho, da melhoria estética nos interiores e do processamento de informação.
O projecto de sistemas integrados inovadores para interiores de automóveis, aqui proposto, é extremamente exigente e requer a existência de um conhecimento alargado sobre as questões de engenharia ligadas aos seus diversos requisitos. Os objectivos do projecto só podem ser atingidos através da constituição de uma equipa multi-disciplinar que crie sinergias nas suas diversas áreas de conhecimento. Propõe-se, para tal, a formação de um consórcio composto por empresas do ramo automóvel e por vários grupos de três universidades, possuidoras de know-how nas diversas áreas abrangidas, com vista a atingir os objectivos estabelecidos. Os três maiores parceiros industriais na área automóvel são as seguintes empresas, nos seguintes ramos: a TMG, nas peles artificiais e tecidos, a Iber-Oleff, na fabricação moldada de componentes ou de moldes e a Sunviauto, nos componentes para assentos. Uma quarta empresa participante no consórcio, a Fibersensing, contribui com o know-how no domínio dos sensores de fibras ópticas.
Os objectivos das tarefas a realizar servirão para que os parceiros do projecto possam desenvolver metodologias que permitam a implementação das soluções obtidas, nomeadamente através da definição de cadeias de fabrico em larga escala, para que a introdução dos produtos criados, no âmbito do projecto 'Smart interiores', possam vingar no mercado. Alguns dos aspectos-chave do trabalho incluem:
- a integração de fibras ópticas e outros sensores em estruturas laminadas, para aplicação no interior de automóveis. As estruturas laminadas assentam em camadas compostas por têxteis e/ou materiais poliméricos;
-o desenvolvimento de interfaces optimizadas entre o utilizador e os dispositivos mecânico e electrónicos. Isto inclui o projecto e a avaliação do desempenho destas interfaces, quando sujeitas a condições reais de funcionamento;
-o desenvolvimento de soluções assentes em novos materiais, para utilização nos assentos dos automóveis. Essas soluções deverão incorporar funções inteligentes, visando um aumento do conforto e da segurança dos passageiros; As contribuições resultantes deste projecto serão: a obtenção de conhecimento proveniente da validação computacional e dos dados obtidas em testes experimentais, complementados pelos resultados obtidos nos protótipos, querem ambiente laboratorial quer em ambiente real de operação.
Com isto, espera-se obter um conjunto de produtos e métodos de fabrico elegíveis para implementação na indústria automóvel. |