Resumo: |
Este projecto visa o desenvolvimento e aplicação de procedimentos de avaliação da integridade estrutural de pontes metálicas ferroviárias, tendo em consideração os danos por fadiga que nelas podem ocorrer em consequência dos muitos ciclos de carregamento a que estão sujeitas ao longo da sua vida útil.\nO desenvolvimento do projecto, que contará também com a colaboração de investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP especialistas em fadiga, incidirá sobre uma ponte ferroviária antiga da REFER, compreendendo os seguintes vectores essenciais:\na) Sistematização da bibliografia científica e técnica mais relevante e actual, no plano internacional, e recolha de dados e resultados relativos a estudos de fadiga em pontes metálicas rebitadas e/ou aparafusadas;\nb) Caracterização da evolução histórica das cargas de tráfego sobre a ponte desde a sua entrada em serviço e estabelecimento de cenários de carga com vista ao desenvolvimento de simulações numéricas;\nc) Levantamento das características geométricas e mecânicas da ponte e desenvolvimento de modelos numéricos de elementos finitos 2D e 3D para caracterização do comportamento estático e dinâmico da estrutura e identificação de zonas críticas do ponto de vista de fadiga. Avaliação da resposta estrutural induzida pela passagem das cargas ferroviárias correspondentes aos cenários de carga que melhor caracterizam o tipo de circulação registada no passado e prevista para o futuro sobre a ponte;\nd) Monitorização temporária do comportamento estrutural da ponte (estático e dinâmico), tendo em vista a validação experimental das simulações numéricas por confronto entre respostas medidas e calculadas. Realização de um ensaio de vibração ambiental completo e de um ensaio de carga, com medição de deformações, rotações e deslocamentos da estrutura sob acções térmicas e sob as cargas correntes do tráfego;\ne) Utilização de todos os parâmetros relevantes da ponte (estáticos e dinâmicos), identificados e quantificado |
Resumo Este projecto visa o desenvolvimento e aplicação de procedimentos de avaliação da integridade estrutural de pontes metálicas ferroviárias, tendo em consideração os danos por fadiga que nelas podem ocorrer em consequência dos muitos ciclos de carregamento a que estão sujeitas ao longo da sua vida útil.\nO desenvolvimento do projecto, que contará também com a colaboração de investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP especialistas em fadiga, incidirá sobre uma ponte ferroviária antiga da REFER, compreendendo os seguintes vectores essenciais:\na) Sistematização da bibliografia científica e técnica mais relevante e actual, no plano internacional, e recolha de dados e resultados relativos a estudos de fadiga em pontes metálicas rebitadas e/ou aparafusadas;\nb) Caracterização da evolução histórica das cargas de tráfego sobre a ponte desde a sua entrada em serviço e estabelecimento de cenários de carga com vista ao desenvolvimento de simulações numéricas;\nc) Levantamento das características geométricas e mecânicas da ponte e desenvolvimento de modelos numéricos de elementos finitos 2D e 3D para caracterização do comportamento estático e dinâmico da estrutura e identificação de zonas críticas do ponto de vista de fadiga. Avaliação da resposta estrutural induzida pela passagem das cargas ferroviárias correspondentes aos cenários de carga que melhor caracterizam o tipo de circulação registada no passado e prevista para o futuro sobre a ponte;\nd) Monitorização temporária do comportamento estrutural da ponte (estático e dinâmico), tendo em vista a validação experimental das simulações numéricas por confronto entre respostas medidas e calculadas. Realização de um ensaio de vibração ambiental completo e de um ensaio de carga, com medição de deformações, rotações e deslocamentos da estrutura sob acções térmicas e sob as cargas correntes do tráfego;\ne) Utilização de todos os parâmetros relevantes da ponte (estáticos e dinâmicos), identificados e quantificados durante a monitorização efectuada, no sentido de introduzir as modificações necessárias na modelação numérica, para que esta simule com realismo o comportamento estrutural observado;\nf) Análise dos elementos estruturais, nós e ligações, em que, face aos níveis de carregamento introduzido, é mais elevada a probabilidade de ocorrência de danos por fadiga e construção de histogramas de carga por tratamento estatístico dos ciclos de carga a que são sujeitos.\ng) Caracterização das propriedades mecânicas do material da ponte, em termos de resistência e tenacidade, e realização de ensaios de comportamento à fadiga de elementos estruturais e ligações da ponte.\nh) Avaliação da vida residual da estrutura, tendo em conta os histograms de carga construídos, as propriedades mecânicas dos elementos estruturais e o conteúdo do EC3 e das Normas AASHTO e BS5400, no que concerne à análise de fadiga.\ni) Elaboração de "Guidelines" para avaliação da vida residual de pontes metálicas ferroviárias, a incluir em Manuais de Manutenção e Inspecção de Pontes Metálicas. |