Resumo: |
O RoboCup Rescue é uma das principais linhas de investigação propostas no âmbito da iniciativa internacional RoboCup. O desafio associado consiste no desenvolvimento de uma equipa de agentes heterogéneos capaz de limitar os danos e salvar pessoas em situações de catástrofe, tais como um cenário de pós-tremor de terra. A relevância social deste desafio é evidente.
O Rescue inclui 4 temas principais: simulação, robótica, integração e operação. Na liga de Simulação o desafio centra-se na estratégia global de uma equipa de agentes heterogéneos que devem minimizar os danos numa área urbana após um desastre natural. Esta liga estimula autilização de melhores estratégias de coordenação pelas equipas de Rescue. A arquitectura do simulador apresenta um ambiente dinâmico, onde coexistem eventos tais como: a propagação de incêndios, colapso de edifícios, movimento de civis, congestionamentos de trânsito, falhas nos sistemas de distribuição e a evolução do estado de saúde das vítimas. Este projecto pretende exactamente desenvolver metodologias que permitam o desenvolvimento
de uma equipa para a Liga de Simulação do RoboCup Rescue.
O simulador do Rescue implementa um cenário urbano virtual onde os agentes executam as suas acções. Existem diversos tipos de agentes. Os agentes
móveis são dos tipos: bombeiros, polícias ou ambulâncias. Para cada um destes tipos existem centros de comandos designados de quartel de bombeiros, esquadra de polícia e centro de ambulâncias. Estes centros têm um nível
hierárquico superior relativamente aos agentes móveis. Após a ocorrência de um terramoto diversas estradas estão bloqueadas e incêndios estão em vias de se iniciar por toda a cidade. É esta a situação inicial em que a equipa de
agentes Rescue tem de actuar de forma a minimizar os danos materiais na cidade e salvar o máximo de vidas.
Para desenvolver uma equipa de agentes de resgate várias áreas de investigação devem ser integradas: a arquitectura dos agentes, as suas capacidades bás |
Resumo O RoboCup Rescue é uma das principais linhas de investigação propostas no âmbito da iniciativa internacional RoboCup. O desafio associado consiste no desenvolvimento de uma equipa de agentes heterogéneos capaz de limitar os danos e salvar pessoas em situações de catástrofe, tais como um cenário de pós-tremor de terra. A relevância social deste desafio é evidente.
O Rescue inclui 4 temas principais: simulação, robótica, integração e operação. Na liga de Simulação o desafio centra-se na estratégia global de uma equipa de agentes heterogéneos que devem minimizar os danos numa área urbana após um desastre natural. Esta liga estimula autilização de melhores estratégias de coordenação pelas equipas de Rescue. A arquitectura do simulador apresenta um ambiente dinâmico, onde coexistem eventos tais como: a propagação de incêndios, colapso de edifícios, movimento de civis, congestionamentos de trânsito, falhas nos sistemas de distribuição e a evolução do estado de saúde das vítimas. Este projecto pretende exactamente desenvolver metodologias que permitam o desenvolvimento
de uma equipa para a Liga de Simulação do RoboCup Rescue.
O simulador do Rescue implementa um cenário urbano virtual onde os agentes executam as suas acções. Existem diversos tipos de agentes. Os agentes
móveis são dos tipos: bombeiros, polícias ou ambulâncias. Para cada um destes tipos existem centros de comandos designados de quartel de bombeiros, esquadra de polícia e centro de ambulâncias. Estes centros têm um nível
hierárquico superior relativamente aos agentes móveis. Após a ocorrência de um terramoto diversas estradas estão bloqueadas e incêndios estão em vias de se iniciar por toda a cidade. É esta a situação inicial em que a equipa de
agentes Rescue tem de actuar de forma a minimizar os danos materiais na cidade e salvar o máximo de vidas.
Para desenvolver uma equipa de agentes de resgate várias áreas de investigação devem ser integradas: a arquitectura dos agentes, as suas capacidades básicas, os seus mecanismos de decisão, os protocolos de comunicação a integração do seu julgamento individual com ordens superiores, etc. Neste projecto propomo-nos desenvolver uma equipa de agentes de resgate em que são implementados novos métodos de coordenação e
comunicação e que integra técnicas de aprendizagem nos seus mecanismos de decisão.
Os métodos de coordenação que propomos aplicar na equipa Rescue a desenvolver são adaptações e extensões de investigação prévia sobre coordenação de equipas de agentes jogadores de futebol realizada no âmbito da equipa FC Portugal, da liga de Simulação de Futebol do RoboCup ( campeã mundial no RoboCup 2000).
Autilização de aprendizagem no RoboCup Rescue é um dos objectivos deste projecto. Os agentes serão baseados numa arquitectura híbrida e hierárquica baseada em comportamentos que permite a integração de aprendizagem. Esta
nova arquitectura permite a adaptação do agente a ambientes desconhecidos e dinâmicos, permit indo, por exemplo, que os agentes possam construir planos estratégicos de salvamento de civis através de aprendizagem. |