Objetivos e Atividades
Neste projeto pretende-se melhorar e desenvolver novas formulações funcionais, contendo vitaminas e polifenóis microencapsulados, através de duas técnicas de microencapsulação por atomização (spray drying e electro-spraying).
O nosso grupo tem experiência na utilização da técnica de spray-drying, sendo este um método clássico, usado em mais de 80% dos processos de microencapsulação na indústria alimentar. Por outro lado, electro-spraying é uma tecnologia nova, com alto potencial industrial a ser desenvolvido, que permite o uso de baixas temperaturas, adequado a compostos sensíveis.
A utilização destes métodos de microencapsulação permitirá a microencapsulação de um grande espectro de compostos. Modelos matemáticos serão aplicados para ajudar a encontrar a melhor formulação.
Através da microencapsulação, estes compostos são protegidos e dotados de libertação controlada, permitindo a reformulação de alimentos e produtos farmacêuticos.
Resultados Esperados/Atingidos
O objetivo final deste projeto é estudar a aplicabilidade de técnicas de encapsulação (com spray) a diferentes sistemas de compostos ativos e naturais (vitaminas e polifenóis) com benefícios para à saúde e com interesse terapêutico.
Principais tarefas/resultados associados ao projeto são:
1 - Microencapsulação dos diferentes compostos.
2 - Caracterização das micropartículas formadas.
3 - Obtenção dos perfis de libertação para cada composto com diferentes condições simuladas.
4 - Modelagem dos perfis de libertação obtidos.
5 - Validação da aplicação de sistemas microencapsulados através de simulação com modelos in vitro.
Em resumo, pretendemos desenvolver novas formas de aplicação destes compostos, tornando sua aplicabilidade mais segura e eficiente em todas as suas áreas de uso.
Neste momento, quatro dessas tarefas já estão em desenvolvimento, com bons resultados. Foi também obtido um bom nível de produtividade científica.
|