Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » Estudantes de doutoramento da FMUP distinguidos com Bolsas Fulbright 2024/2025

Notícias gerais

Estudantes de doutoramento da FMUP distinguidos com Bolsas Fulbright 2024/2025

alterar visualização

Cerimónia contou com a presença de Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros

fff

André Sousa e Joana Reis Pardal, estudantes de doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foram selecionados no âmbito da edição 2024/2025 das Bolsas Fulbright. A distinção foi entregue em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença de Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros.

Contemplados com duas Bolsas Fulbright para a Investigação com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), André Sousa e Joana Reis Pardal têm como destino os Estados Unidos da América, para onde irão partir no início do próximo ano. 

Atualmente a frequentar o 3.º ano do Programa Doutoral em Metabolismo – Clínica e Experimentação da FMUP, André Sousa irá para a Universidade de Pittsburgh, enquanto Joana Reis Pardal, que frequenta o 3.º ano do Programa Doutoral em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde (PDICSS) da FMUP rumará até à Universidade de Stanford.

O programa Fulbright é um programa de intercâmbio académico de grande reputação internacional e como tal recebi a notícia com enorme alegria e entusiasmo”, reage Joana Reis Pardal. Para a doutoranda, “ter recebido esta bolsa representa uma grande honra e responsabilidade e é também uma oportunidade única de desenvolvimento profissional e pessoal”.

Conhecendo a competitividade deste concurso, André Sousa confessa que é “uma grande honra ser um dos selecionados”. Para ele, é a prova de os sonhos podem tornar-se realidade. A distinção constitui uma “oportunidade esplêndida” para avançar com o seu projeto e será experiência “bastante enriquecedora” que lhe proporcionará “novos conhecimentos, formas de trabalhar e de ver a vida”.

Para a estudante do PDICSS, o objetivo era, por um lado, “obter apoio financeiro e logístico para a realização de um estágio de investigação nos Estados Unidos”, no âmbito do seu doutoramento. “Por outro lado, e principalmente, era a possibilidade de fazer parte da rede Fulbright, uma distinção e experiência académica e cultural altamente prestigiada e enriquecedora que nos acompanha por toda a vida”, acrescenta.

Durante a sua estadia em Stanford, Joana Reis Pardal irá “trabalhar no desenvolvimento e aplicação de metodologias de vanguarda para avaliar e melhorar a validade e a transparência da investigação clínica”.

“Espero poder contribuir para que os processos de tomada de decisão em saúde sejam informados pela melhor evidência científica possível, tendo em vista a alocação eficiente de recursos e a sustentabilidade dos serviços de saúde”, declara.

André Sousa encara a futura estadia em Pittsburgh como “uma porta de embarque numa viagem mais aprofundada ao paradoxo do cancro de próstata e diabetes tipo 2”, uma aventura que pode finalmente trazer as chaves para desvendar este mistério e pode potencialmente culminar numa terapia inovadora para a neoplasia prostática”.

Espera-se que este trabalho traga avanços significativos e que contribua para tratamentos dirigidos a este tipo de cancro. “Apesar de ambicioso, esse é o meu grande objetivo com este projeto e com o meu doutoramento”, assevera.

Os dois doutorandos da FMUP constam da lista dos 32 estudantes bolseiros selecionados este ano ao abrigo da Fulbright, uma iniciativa da Fulbright Commission Portugal.

Os bolseiros do Programa são selecionados “com base no seu currículo académico e profissional, nas suas qualificações e potencialidades e também na sua capacidade de liderança e vontade de partilhar ideias e experiências com pessoas de culturas diferentes”.

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-06-15 às 03:42:45
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital