Você está em: Início » Notícias » Nova exposição ganha asas na FMUP

Notícias gerais

Nova exposição ganha ''asas'' na FMUP

alterar visualização

Exibição de fotografias de aves de António Guerra é inaugurada no dia 16 de maio

ag

Costumam voar por diversos cantos do mundo e encontram-se agora “reunidas” na Faculdade de Medicina da Universidade do (Porto). “Aves na Natureza” é o título da nova exposição fotográfica que estará em exibição, no Átrio dos Estudantes da FMUP, entre os dias 16 de maio e 20 de junho.

A partir do hobby de António Guerra pela fotografia, esta série é o resultado de uma paixão que começou a ganhar “asas” quando o médico pediatra e professor aposentado da FMUP ofereceu a si próprio um telescópio Swarovski na altura das suas Provas de Agregação, em 2006.

“Estas fotografias são uma ténue imagem daquele que é o meu hobby, mas são sobretudo a expressão de uma reconfortante serenidade que todos procuramos ter nas nossas vidas”.

Para esta exposição, o autor fundamentou as suas escolhas a partir da distribuição das espécies pelas quatro regiões zoogeográficas onde as imagens foram captadas: paleoártica, oriental, neotropical e afro-tropical.

“Uma exposição de fotografias de aves estará sempre muito limitada a um reduzido número de espécies, tornando difícil uma lógica seletiva das espécies apresentadas, qualquer que seja o seu critério de seleção”, esclarece António Guerra.

O exercício desta atividade, em comunhão intensa com a natureza, é um poderoso bálsamo para a mente e para a alma”, afirma o autor, que captou as 60 imagens apresentadas na exposição em países de vários continentes, de Portugal ao Panamá.

Uma vida dedicada à Pediatria

António Guerra manteve uma longa carreira profissional ligada à FMUP e também ao Centro Hospitalar Universitário São João. Esse percurso iniciou-se em 1981, quando começou a desempenhar atividade enquanto docente, até março de 2020, altura da sua aposentação.

“Durante cerca de 40 anos, tive o privilégio de trabalhar e contactar com mestres com quem todos os dias aprendi”, recorda o autor, não esquecendo a sua “longa, gratificante e muito rica vivência com tantos estudantes a quem fui ensinando, não só a ciência, mas também a arte que é a Pediatria”.

Exposição com entrada livre

A inauguração decorre no próximo dia 16 de maio, às 11 horas. As pessoas interessadas em participar nesta breve sessão de abertura devem preencher o seguinte formulário.

A exposição “Aves na Natureza” poderá depois ser vista até 20 de junho, na FMUP, com entrada livre.

BROCHURA/CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-07-27 às 00:25:40
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital