Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » Uma semana para celebrar a arte e a ciência na FMUP

Notícias gerais

Uma semana para celebrar a arte e a ciência na FMUP

alterar visualização

Semana da FMUP irá decorrer entre os dias 2 e 6 de outubro

2022

Pelo segundo ano consecutivo, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) voltará a estar em festa ao longo de uma semana. Entre os dias 2 e 6 de outubro, a “Semana da FMUP” irá reunir um conjunto de iniciativas institucionais de natureza pedagógica, científica e cultural dirigidas à sua comunidade académica.

As celebrações têm início no dia 2 de outubro (segunda-feira), às 21 horas, com a apresentação da peça “A conta, por favor!”, levada a cena pelo Grupo Amador Teatro Universitário (GATU-FMUP).

Dividida em pequenos enredos que abordam assuntos frágeis como os relacionamentos entre pares em diversos contextos, social e psicologicamente disfuncionais, e as dificuldades da comunicação humana em situações de precária saúde mental, a nova peça do GATU promete voltar a surpreender a plateia com os dotes artísticos destes futuros médicos. Num registo leve e divertido, o texto promete levar o público a refletir sobre temas da atualidade.

No dia seguinte (3 de outubro), a programação arranca com a reunião “Educação Médica” para debater o presente e o futuro da educação médica em Portugal. O desinvestimento na educação médica, a transição entre o curso e o internato e a valorização da carreira serão alguns dos temas em discussão. A sessão irá contar com a participação de Gonçalo Soares, Juliana Sá e Nuno Ferreira, com moderação de Roberto Roncon de Albuquerque, professor e presidente do Conselho Pedagógico da FMUP.

Para finalizar a noite da melhor maneira, o “Soirée da AEFMUP” irá dar palco aos talentos escondidos de estudantes, técnicos e docentes, num espetáculo que promete estimular a criatividade e divertir o público presente no Teatro Sá da Bandeira (início às 21 horas). Como ditam as regras dos programas de talentos, caberá a um júri especialmente designado para o efeito a avaliação dos protagonistas e a consequente escolha do vencedor.

Para o dia 4 de outubro, está reservado um dos pontos altos da semana, em que a FMUP voltará a celebrar o sucesso académico e científico dos novos médicos, mestres, doutorados e professores agregados. O “Dia da Graduação” irá realizar-se na Aula Magna, a partir das 15h30 (receção dos convidados), celebrando uma das mais importantes etapas académicas e científicas dos jovens médicos e dos académicos que se dedicam à investigação na área da saúde.

No mesmo dia, às 21h30, no Hall do CIM, a FMUP convida toda a comunidade académica, nomeadamente os seus estudantes e académicos graduados, a marcar presença na “Festa da Graduação”, um momento de celebração que será preenchido por música (atuações da “Bamba Social” e da dupla de DJs “LBs”), street food e muita animação.

No dia 5 de outubro, enquadrada na Semana da FMUP, terá lugar a primeira sessão do workshop “Global Health Approaches to Scientific Writing”, uma iniciativa dirigida a estudantes, professores e investigadores e profissionais de saúde de Moçambique, mas aberta também a participantes de Portugal. A sessão de abertura contará com a presença de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, e de um representante da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane.

Por último, mas não menos importante, a semana irá encerrar, no dia 6 de outubro, celebrando a chegada do outono, com o concerto “Projeto Mozart, por parte da Ópera na Academia e na Cidade. No Auditório CIM, às 21 horas, os convidados serão presenteados com o “Concerto para Clarinete em Lá maior, K.622” e a “Sinfonia n.º 40 em Sol menor, KV. 550”.

Informações úteis
- Dia 2 de outubro
Teatro | “A conta, por favor!”
21 horas, Auditório CIM
Inscrições abertas

- Dia 3 de outubro
Reunião “Educação Médica”
14h30, Auditório CIM
Inscrições abertas

Soirée da AEFMUP
21 horas, Teatro Sá da Bandeira
Para concorrer/participar no espetáculo: Inscrições encerradas
Para assistir ao espetáculo: bilhetes à venda no piso 01 (junto à AEFMUP)

- Dia 4 de outubro
3.º Dia da Graduação
16 horas, Aula Magna
Confirmações de presença: Graduados | Convidados | Familiares e Amigos

Festa da Graduação
21h30, Hall do CIM
Ingressos para técnicos e docentes: inscrições abertas
Ingressos para estudantes: no piso 01 (junto à AEFMUP)

- Dia 6 de outubro
Concerto de Outono | Projeto Mozart pela OAC
21 horas, Auditório CIM
Lotação esgotada

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-05-20 às 06:38:53
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital