Você está em: Início » Notícias » FMUP abre cinco novos cursos de pós-graduação com financiamento PRR

Notícias gerais

FMUP abre cinco novos cursos de pós-graduação com financiamento PRR

alterar visualização

Bolsas disponíveis para candidatos

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) abriu este ano letivo cinco novos cursos de formação contínua, alargando desta forma a sua já vasta oferta formativa destinada a profissionais graduados nas áreas das Ciências da Saúde.

Estas novas formações surgem no âmbito do Projeto IP Alliance – Plataforma Integrada para a Aprendizagem ao Longo da Vida e Formação para Profissionais, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Tendo como objetivo promover a requalificação e atualização de profissionais de saúde, investigadores e professores, entre outros, estes novos cursos lecionados na Faculdade de Medicina centram-se nos principais desafios globais em saúde, nomeadamente nas áreas da Saúde Digital, Oncobiologia, Patologia e Oncologia e Microbiologia Clínica.

Qualidade microbiológica e segurança ambiental em instalações de prestação de cuidados de saúde | Prestes a abrir candidaturas

qualmicro

As infeções associadas a cuidados de saúde (IACS) são um problema de saúde pública de âmbito global. Nesse sentido, o curso «Qualidade microbiológica e segurança ambiental em instalações de prestação de cuidados de saúde» promove a melhoria dos padrões adotados e a eficiência dos protocolos de higiene e monitorização ambiental/segurança microbiológica em instalações de prestação de cuidados de saúde.

Destinada a médicos, enfermeiros e responsáveis por instalações/equipamentos/higienização em unidades de saúde, integra-se na missão da U.Porto ao promover o uso direcionado e transferência de conhecimento para ajudar a resolver desafios sociais.

Diagnóstico Molecular em Patologia e Oncologia | Aguarda nova edição

patologia

A formação «Diagnóstico Molecular em Patologia e Oncologia» tem como objetivo familiarizar os participantes com os fundamentos teóricos e práticos subjacentes ao processo de diagnóstico molecular nestas duas áreas.

Estes fundamentos incluem o conhecimento teórico sobre a deteção e interpretação de variantes genéticos associados a patologia oncológica de base hereditária, assim como de biomarcadores moleculares com valor diagnóstico, prognóstico e preditivo em tumores sólidos e líquidos.

Informações sobre bolsas - Patologia e Oncologia

Diagnóstico laboratorial rápido em Microbiologia Clínica | Aguarda nova edição

micro clínica

O curso «Diagnóstico laboratorial rápido em Microbiologia Clínica», dirigido a médicos, microbiologistas, veterinários e graduados em Ciências Farmacêuticas ou Ciências Biológicas, visa a preparação no âmbito da problemática do diagnóstico definitivo rápido e ultrarrápido em Microbiologia Clínica.

Ao longo de 108 horas, é esperado que os formandos adquiram competências no âmbito da identificação, tipagem de microrganismos/investigação de surtos e avaliação do perfil de suscetibilidade a antimicrobianos.

Telemedicina e e-saúde | Aguarda nova edição

tele

Com o objetivo de aplicar as tecnologias de informação e comunicação na prática da intervenção em saúde, a formação «Telemedicina e e-saúde» permitirá que estas ferramentas “se constituam como sistemas de apoio aos profissionais na sua relação com os doentes, de forma complementar à prática clínica instituída”.

“É um mundo novo de oportunidades que permite melhorar o funcionamento dos sistemas de saúde e a responsabilização dos cidadãos, a bem de uma melhor saúde mais acessível e mais universal para todos”, refere a direção do curso.

Informações sobre candidaturas
Informações sobre bolsas - Telemedicina (1)
Informações sobre bolsas - Telemedicina (2)

Curso Básico de Investigação em Oncobiologia | Aguarda nova edição

onco

O «Curso Básico de Investigação em Oncobiologia» apresenta-se com uma forte componente prática que propicie aos estudantes a aquisição de competências nos domínios da investigação básica e de translação em Oncobiologia.

“Pretende-se oferecer aos participantes uma atualização de conhecimentos em patologia molecular, assim como o desenvolvimento de novas competências laboratoriais”, afirma a direção do curso.

Informações sobre bolsas - Oncobiologia

prr

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-07-27 às 00:36:26