Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » FMUP vai realizar Jornadas de Medicina do Exercício e Desporto

Notícias gerais

FMUP vai realizar Jornadas de Medicina do Exercício e Desporto

alterar visualização

Manuel Gutierres preside à iniciativa

Jornadas exercício

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a organizar, em parceria com a CUF Academic Center, a primeira edição das Jornadas de Medicina do Exercício e Desporto, que terá lugar no Auditório do Centro de Investigação Médica (CIM-FMUP), no próximo dia 4 de junho.

Desenvolvido no âmbito da formação pós-graduada de Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP (RMED), o evento é presidido por Manuel Gutierres, especialista em Ortopedia , professor e diretor desta especialização, cujas candidaturas estão atualmente a decorrer.

Os principais destinatários são profissionais do desporto e fisiologistas do exercício, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, médicos de Medicina Geral e Familiar e de Medicina Desportiva e outros profissionais da área da saúde associados ao desporto. Está prevista a participação de atletas e diversos especialistas de renome em cada área.

Durante um dia, especialistas de diferentes áreas ligadas à Medicina do Exercício e Desporto irão debater temas como a “Obesidade em idade pediátrica”, “O sono do atleta”, “Tendão de Aquiles e Desporto” ou “Integração do trabalho isoinercial no treino de alta competição”.

O objetivo é “partilhar experiências, abrir horizontes e encontrar soluções que melhorem a participação e a performance desportivas e que promovam a redução do número de lesões, ou discutindo formas avançadas e multidisciplinares de tratamento das mesmas”.

De acordo com o programa científico, estas I Jornadas arrancam, pelas 9h00, com a abertura oficial e com uma mesa redonda intitulada “Obesidade em idade pediátrica: mais de 90% é comportamento”, moderada por Maria João Sá, especialista em Medicina Geral e Familiar e em Medicina Desportiva.

Carla Rêgo irá falar sobre “Obesidades: da genética à epigenética”, Inês Tomada irá discorrer à volta da questão “Intervenção nutricional: um sprint ou uma maratona para a vida?”, enquanto Elmiro Neto irá intervir sobre o tema “Obesidade e exercício físico: uma desconstrução de paradigmas”.

A partir das 11h15, “O Sono do atleta” estará em foco, numa mesa redonda moderada por Manuel Gutierres e em que Marta Gonçalves dirá “Quanto, quando e como devemos dormir”, Lúcio Cunha irá reforçar “A importância do sono para os atletas” e Eugénio Santos explicará “Como melhorar o suporte do corpo para ter um sono de qualidade”.

“Tendão de Aquiles e desporto” é o tema da mesa redonda marcada para as 14h30, com intervenções de Fernanda Ribeiro, que irá partilhar experiências, Renato Costa, que dirá como prevenir uma lesão, e Janete Leiras, que discursará sobre o papel da Podologia. A moderação estará a cargo de Pedro Cantista, especialista em Medicina Física e de Reabilitação.

Finalmente, pelas 16h45, terá início a última mesa redonda, subordinada ao tema “Integração do trabalho isoinercial no treino de alta competição – Da teoria à prática”, com os ensinamentos de João Peralta. A moderar, estará João Begonha, de Ciências do Desporto.  A partir das 18h30, abrir-se-á espaço para Comunicação Livres.

A Comissão Científica destas primeiras Jornadas é composta por Pedro Cantista, José Ramos, Maria João Sá, Patrícia Gomes, João Begonha e Marco Fonseca, enquanto Helena Fernandes, especialista em Medicina Física e de Reabilitação e em Medicina Desportiva e coordenadora do RMED, da FMUP, e Carla Pinto, e-formadora da FMUP, compõem a Comissão Organizadora.

As inscrições para assistir a este evento devem ser feitas online, tendo um custo associado de 25 euros. 

Quanto à Especialização em Reabilitação em Medicina do Exercício e do Desporto (RMED) da FMUP, os interessados poderão candidatar-se até 8 de agosto. As aulas terão início no dia 10 de outubro. Esta especialização, realizada pela FMUP em parceria com a Academia CUF e com o LABIOMEP, terá a duração de um ano letivo e irá decorrer em regime B-learning.

Dirigido a licenciados em Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Ciências da Nutrição ou outros licenciados na área da saúde associados ao desporto, o curso tem como objetivo fornecer aos profissionais da área desportiva ferramentas adequadas para uma correta implementação de planos de exercício, prevenção e tratamento de lesões desportivas, técnicas de reabilitação e um acompanhamento especializado a atletas.

Mais informações e inscrições aqui.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-09-23 às 22:36:22
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital