Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » FMUP reuniu gerações em simbólico encontro de veteranos

Notícias gerais

FMUP reuniu gerações em simbólico encontro de 'veteranos'

alterar visualização

Encontro juntou antigos estudantes e professores



No ano em que assinala o seu Bicentenário, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) promoveu ontem, dia 29 de maio, um momento histórico de reencontro e homenagem aos seus mais ilustres “veteranos”.

O encontro, de caráter informal, reuniu antigos diretores, professores jubilados e alumni das gerações mais antigas da instituição, num gesto de celebração da memória e da história do ensino médico no Norte de Portugal.

O “Almoço de Veteranos” teve lugar na Sala dos Conselhos do antigo Hospital Escolar de São João – espaço que, para alguns dos participantes, era ainda desconhecido, uma vez que a sua formação académica decorreu no Hospital de Santo António e no edifício da Faculdade de Medicina do Porto, agora designado por Edifício Abel Salazar.

O reencontro foi, por isso, duplamente simbólico: não só por reunir os antigos estudantes num "novo" cenário já com quase 66 anos, como também por promover o convívio entre gerações que moldaram e acompanharam a evolução da medicina ao longo das últimas décadas – o mais "novo" dos alumni licenciou-se em 1954 e, por isso, conta já com mais de 70 anos desde o curso de Medicina.

Entre os presentes estiveram figuras marcantes da história recente da FMUP, como os antigos diretores Serafim Guimarães, José Manuel Amarante e Agostinho Marques, bem como outros docentes e alumni que marcaram a instituição e a medicina portuguesa, como Fátima Carneiro, Joaquim Torres, José Eduardo Guimarães, Jorge Polónia, entre outros.

Num ano em que a FMUP celebra dois séculos a “Inspirar a Saúde e a Liderar a Inovação”, a iniciativa – promovida e dinamizada pelo diretor, Altamiro da Costa Pereira – prestou um tributo vivo ao passado e à afirmação do legado que continua a projetar o futuro da formação médica.

"Esta celebração teve como principal objetivo demonstrar o caráter de continuidade desta instituição académica que se vai renovando a cada ano, desde 1825", afirmou o seu atual diretor.

Fotografia
No final do encontro, uma parte dos participantes posou junto à nova localização da Estátua de Ricardo Jorge.



Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2025-05-21 I  Página gerada em: 2025-06-15 às 09:06:36
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital