A investigação realizada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) arrecadou vários prémios no 42.º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar, que se realizou entre os dias 26 e 29 de março, em Tróia.
Os vencedores foram distinguidos pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), que organiza o encontro, e pela AICIB - Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, com Bolsas de apoio à investigação e uma menções honrosas.
Houve vários investigadores contemplados por projetos orientados por Sofia Baptista, professora da FMUP, que considera estas distinções como “um importante apoio e reconhecimento” do trabalho que desenvolvem.
A equipa de Paulo Santos também foi distinguida neste âmbito, algo o professor da FMUP vê como “um reconhecimento da qualidade da proposta e da capacidade da equipa de investigação para levar o projeto a bom porto”.
A Bolsa de Apoio à investigação APMGF/AICIB, no valor de três mil euros, o mais elevado, foi atribuída ao estudo qualitativo “Quais são as perceções e experiências dos médicos de família sobre a transição para o modelo ULS em Portugal, um ano após a generalização do modelo de integração vertical?”, de Micaela Gregório e Sofia Baptista, entre outros.
O trabalho “Qual é a validade do instrumento “10-Minute Targeted Geriatric Assessment” (10-TaGA) quando traduzido e adaptado culturalmente para a população geriátrica portuguesa em comparação com a Escala Clínica de Fragilidade?”, de Paulo Santos e equipa, mereceu uma Bolsa de Apoio à investigação APMGF/AICIB, no valor de mil euros.
O ensaio clínico “Como se comparam os métodos de clarificação de valores explícitos e implícitos para apoiar a decisão dos homens sobre o rastreio do cancro da próstata?”, de João Marques e Sofia Baptista, entre outros, venceu também uma Bolsa de Apoio à investigação APMGF/AICIB, no mesmo valor.
“Estratégias de pensamento visual na educação médica: uma revisão sistemática”, de Ana Rita Cerqueira e Sofia Baptista, ganhou uma Menção honrosa na categoria de Revisão de tema.
Outros trabalhos premiados na edição do Encontro da APMGF contaram com investigadores da FMUP, como foi o caso de “A utilização complementar da ecografia point-of-care (POCUS) e NT-proBNP nos cuidados de saúde primários aumenta a taxa de diagnóstico de insuficiência cardíaca em doentes com 50 anos ou mais, em comparação com o standard of care?” e de “DPOC – Mais que uma doença, um ciclo de melhoria da qualidade”.