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Profissionalismo em Medicina: ética, valores, responsabilidade e a construção de uma relação profissional com o paciente

O Profissionalismo tem sido uma das competência médicas mais discutidas atualmente. Principalmente pelo impacto não somente na pré-graduação como em todo o percurso profissional do médico.

Essa competência abrange um grupo de comportamentos e atitudes que tem como resultado que o médico sirva aos interesses do paciente acima de seu próprio. Envolve atitudes dentro do altruísmo, responsabilidade, excelência, dever, serviço, honra, integridade e respeito pelos outros. Além disso, o faz dentro de altos padrões de excelência, principalmente através da comunicação na prática da Medicina e na geração e disseminação do conhecimento, dando resposta às necessidades de saúde da sociedade.

É fundamental que os médicos desenvolvam e reflitam sobre o Profissionalismo, pois é sabido que falhas éticas quando da pré-graduação e do início da pós-graduação refletem em maiores falhas na vida profissional.

Deste modo, este curso, voltado para jovens médicos (licenciados em ciências básicas e médicos internos do ano comum) pretende colocar em pauta temas de alta relevância para a sociedade que é como servir ao paciente de forma altruista, comunicativa e respeitosa, compreendendo também a importancia de cuidar da sua própria saúde.


Serão abordados os seguintes temas: 

A definição do Profissionalismo em Medicina e a importância dessa competência no desenvolvimento profissional.

A ética e a sua construção no ambiente acadêmico e profissional.

O compromisso do médico com a sociedade e o impacto do cuidado médico (físico e emocional).

O bem estar no processo do cuidado.

Os princípios fundamentais das CCC e o início da consulta.

A coleta das informações e o fornecimento da estrutura da consulta, atenção especial para a identificação de situações de conflito e estratégias de remediação.

A construção do relacionamento, saber explicar e planejar, com ênfase na comunicação de más notícias.

O encerramento da consulta, a importância da pactuação dos planos terapêuticos. A segurança do paciente na prática médica.



Metodologias do ensino (avaliação incluída)

Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem em pequenos grupos.

Cada sessão será realizada da forma descrita a seguir:

Inicio: apresentação de vinhetas ou situação problema para reflexão e discussão (30 min);

Desenvolvimento teórico: Apresentação dos referenciais teóricos sobre o tema das vinhetas (temas dos módulos) com discussão reflexiva do assunto (45 min);

Intervalo: 15 min;

Desenvolvimento prático: realização de simulações, role play, dramatizações ou exercícios práticos (40 min). Após será realizado a discussão dessa atividade (20 min);

Término: Serão sintetizados todos os pontos levantado durante o encontro, com levantamento de questões sobre os referenciais teóricos que levará a uma questão norteadora que será o objeto de estudo da atividade dispersiva. Além disso ocorrerá o fechamento, avaliação do encontro e orientações para a construção do portfolio (30 min)

A avaliação do curso se dará através de 5 métodos:

1. Portfolio (conteúdo reflexivo);
2. OSCE;
3. Teste de escolha múltipla;
4. Escalas de auto avaliação das CCC e Profissionalismo;
5. Avaliação do estudante sobre o impacto do curso. As avaliações serão no início do curso (pré-teste), durante o curso (durante as aulas e desenvolvimento de tarefas durante os módulos) e no final do curso (pós-teste).

Objetivos

Estimular o raciocínio crítico e a reflexão;
Ampliar o conhecimento sobre questões éticas no ambiente acadêmico e profissional;
Propiciar ferramentas para lidar de forma mais eficaz com situações de conflito ético e profissional;
Ampliar o conhecimento sobre o Profissionalismo;
Estimular o uso das competências do Profissionalismo no cotidiano acadêmico e profissional;
Ampliar o conhecimento sobre os elementos fundamentais da comunicação clínica na sua correlação com a prática profissional em Medicina;
Propiciar o desenvolvimento de estratégias para lidar de forma eficaz com situações como: definição e pactuação de planos terapêuticos, comunicação de más noticias e mediação de conflitos e segurança do paciente.

Competências Profissionais

Conhecer os princípios éticos aplicados a situações como de plágio e cópia;
Conhecer estratégias para lidar com conflitos éticos
Identificar a importância das emoções na relação com o paciente e familiares; 
Conhecer a importância e elaborar estratégias para cuidar da própria saúde como estudante e médico;
Conhecer os princípios fundamentais das competências de comunicação clínica;
Identificar a importância e treinar estratégias de iniciar uma consulta;
Identificar a importância e treinar estratégias de coletar; informações e fornecer estrutura à consulta;
Identificar a importância de estar preparado para mediar conflitos, elaborando estratégias de remediação;
Identificar a importância do relacionamento médico-paciente;
Treinar formas que permitam que o paciente participe ativamente da consulta;
Identificar a importância de estar preparado para comunicar más notícias, elaborando estratégias para enfrentar tal situação;
Identificar a importância do pactuação dos planos terapêuticos e do fechamento da consulta, desenvolvendo estratégias para isso;
Treinar formas de priorização da segurança do paciente.

Informações

Vagas: Máx.: 24/Min.:10

Condições de acesso:
Licenciados em Ciências Básicas da Saúde (esudantes do mestrado integral em Medicina a partir do 4º ano) e Médicos internos do ano comum.

Critérios de selecção e seriação:

 . Critérios de seleção: elegibilidade de acordo com as condições de acesso.

 . Critérios de seriação: as candidaturas são seriadas por ordem de chegada.


Candidaturas on-line:

1ª edição: 7 a 16/09/2015
2ª edição: 5 a 14/102015
3ª ediçao: 2 a 11/11/2015


Prazo para afixação de resultados:

1ª edição: 21/09/2015
2ª edição: 19/10/2015
3ª ediçao: 16/11/2015


Matriculas on-line:

1ª edição: 28/09 a 02/10/2015
2ª edição: 26 a 30/10/2015
3ª ediçao: 23 a 27/11/2015


Valor da propina: 
. Estudantes do Mestrado Integrado em Medicina a partir do 4º ano: 50,00¤+2¤ seguro escolar.

. Médicos Internos do ano comum: 100,00¤+2¤ seguro escolar.


Calendário: 

1ª edição:12/10 a 6/11/2015
2ª edição: 9/11 a 4/12/2015
3ª edição: 7/12/2015 a 22/01/2015

Horário: Pós-laboral (aguardamos informação)

Local: O Curso é realizado nas instalações da FMUP

Comentários

Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1).

CANDIDATURAS 2015/2016 AQUI




Para auxiliar a realização da Matrícula/Inscrição, pode consultar o Guia de Apoio (2).

REALIZAR MATRÍCULA / INSCRIÇÃO AQUI



Dados Gerais

Docente Responsável: Maria Amélia Ferreira
Sigla: PMEVR
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso de Formação Contínua
Início: 2015/2016
Duração: 122 Horas

Diplomas

  • Profissionalismo em Medicina: ética, valores, responsabilidade e a construção de uma relação profissional com o paciente (4,5 Créditos ECTS)

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