A monitorização ambulatória da pressão arterial de 24 horas (MAPA) é hoje considerada uma técnica indispensável na avaliação rigorosa do doente com hipertensão arterial suspeita ou confirmada. A MAPA de entre todas as formas de medição da pressão arterial é a que disfruta de maior valor preditivo do risco cardiovascular sendo a técnica ideal para o diagnóstico da hipertensão da bata branca e da hipertensão mascarada. A interpretação adequada dos dados que fornece exige conhecimento acerca das suas potencialidades, indicações clinicas e das suas limitações bem como da validação e colocação dos dispositivos disponíveis.
A velocidade de onda de pulso constitui uma técnica não invasiva de avaliação da rigidez aórtica de fácil execução, de boa reprodutibilidade / validade e de baixo custo. A rigidez aórtica assim avaliada constitui um marcador robusto de lesão de órgão alvo cardiovascular e um indicador muito preciso do prognóstico cardiovascular e renal permitindo orientar terapêuticas nos doentes hipertensos. Por estes motivos as recentes orientações (Guidelines da hipertensão ESH/ESC 2018) recomendam a sua realização como um marcador clinico de lesão de órgão-alvo cardiovascular e como marcador integrado da doença aterosclerótica. Os requisitos técnicos para a sua realização são de aprendizagem acessível e de rápida aquisição.
Regime de funcionamento: duplo regime: presencial e e-learning
Idioma de lecionação: Totalmente em Português
Destinatários: Licenciados ou detentores de Mestrado em Medicina, Enfermagem, Cardiopneumologia e estudantes de Medicina do ciclo clínico (4º, 5º e 6º ano).
Poderão ser aceites outros destinatários mediante avaliação curricular.
Valor da Propina: 250¤
Informação adicional
Contactos
Núcleo de Ensino Pós-Graduado
Telf: (+351) 220 426 976
E: posgraduacao@med.up.pt