A doença arterial coronária, o acidente vascular cerebral isquémico, a diabetes tipo 2 e alguns tipos específicos de cancro, até recentemente comuns apenas em países desenvolvidos, são atualmente os principais fatores de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Além disso, a prevalência de cancro e de doenças cardiovasculares quase sempre aumenta dramaticamente entre os emigrantes quando se deslocam de países menos desenvolvidos para países mais desenvolvidos. Nas sociedades africanas tradicionais, por exemplo, a doença cardiovascular é praticamente inexistente, mas a prevalência/incidência entre os afro-americanos é semelhante à dos caucasianos americanos. Estas marcantes alterações nos países ao longo do tempo e entre as populações emigrantes indicam que os determinantes primários dessas doenças não são fatores genéticos mas antes ambientais, com particular importância para a dieta e o estilo de vida. É por este motivo que um considerável esforço de pesquisa tem sido dirigido para a identificação dos determinantes modificáveis das doenças crónicas.
- Proporcionar conhecimentos sobre metodologias de avaliação do estado nutricional de populações, desenvolvendo aptidões na obtenção, interpretação e análise de dados obtidos pelas mesmas;
- Proporcionar conhecimentos de forma sistemática e integrada dos aspetos fisiopatológicos e das doenças, a sua etiologia e terapia nutricional adequada;
- Proporcionar capacidades e aptidões para intervenção a nível populacional identificando e apontando soluções para a resolução de problemas de nutrição, dietética e saúde pública.
- Dar a conhecer a importância de uma correta avaliação nutricional e metabólica nas diferentes etapas do ciclo de vida;
- Reconhecer e avaliar a importância da nutrição como terapia em diferentes patologias crónicas, com especial enfase na hipertensão e diabetes mellitus;
- Otimizar conhecimento e prescrição de dietas hipocalóricas com intuito de emagrecimento
Resultados de aprendizagem:
- Conhecer, saber utilizar, aplicar e interpretar criticamente as fontes de informação relacionadas com os dados de alimentação/ nutrição, estilos de vida e outros indicadores sociais relevantes.
- Aquisição de competências na área da nutrição e dietética que lhes permita fazer aconselhamento alimentar nas diversas situações clínicas.
Adequação das metodologias de ensino e dos métodos de avaliação aos resultados de aprendizagem dos estudantes:
Método expositivo (aulas teóricas) – destinadas a organizar de forma hierárquica as noções respeitantes a cada tema, em nutrição clínica e dietoterapia.
Aulas teórico-práticas: apresentação e discussão de casos clínicos destinadas a consolidar os conhecimentos adquiridos através da participação ativa do aluno.
No final do curso existirá uma avaliação no formato de teste online disponibilizado na plataforma Moodle.
Critérios e subcritérios de seleção e seriação dos candidatos: |
Ponderação (%) |
Média do curso = 20 valores |
80% |
Média do curso = 19 valores |
75% |
Média do curso = 18 valores |
70% |
Média do curso = 17 valores |
65% |
Média do curso = 16 valores |
60% |
Média do curso = 15 valores |
55% |
Média do curso = 14 valores |
50% |
Média do curso = 13 valores |
45% |
Média do curso = 12 valores |
40% |
Média do curso = 11 valores |
35% |
Média do curso = 10 valores |
30% |
|
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Habilitações literárias - Doutorado |
20% |
Habilitações literárias – Mestre |
10% |
Habilitações literárias - Licenciado |
5% |
Regime de frequência:
Os estudantes têm a possibilidade de optar por dois regimes de frequência: o regime Presencial e o regime à Distância. Ambos os regimes possibilitam aos estudantes o acesso às aulas através da combinação de 3 vias (presença em sala de aula, videoconferência e aula gravada) variando entre si na percentagem de acesso atribuída a cada uma destas modalidades.
Nota: casos excecionais, serão avaliados pela direção do curso.
No regime presencial os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas presencialmente, em sala de aula. Os restantes 25% das aulas podem ser assistidos através de videoconferência e e/ou aula gravada.
No regime à distância os estudantes devem frequentar no mínimo 75% das aulas através de videoconferência. Os restantes 25% das aulas podem ser assistidos em diferido através de aula gravada.
N.º DE VAGAS: 100 (máx. 20 alunos presenciais)/min: 20
Local de edição do Curso 20\21
FMUP (b-learning)
Idioma de lecionação
Totalmente em Português
Duração: 32 horas
Calendarização e horário
1ª edição: 10.10 a 28.11.2020 (sábados das 9h00 às 13h00).
. Limite para a conclusão da avaliação: 19.12.2020
2ª edição: 8.05 a 26.06.2021 ( sábados das 9h00 às 13h00).
. Limite para a conclusão da avaliação: 17.09.2021
Local: FMUP (aguardamos informação acerca da sala)
Propina
300¤ + 2¤ seg. escolar, pagamento no ato da matrícula.
CALENDARIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS
Candidaturas on-line:
1ª edição: até 03.09.2020
2ª edição: 2.11.2020 a 12.03.2021
. prolongamento: até 30 de março 2021
Audiência Prévia: na
Prazo para afixação de resultados definitivos:
1ª edição: 10.09.2020
2ª edição: 7.04.2021
Modo de notificação dos candidatos: por e-mail para o endereço eletrónico indicada na candidatura
Prazo para a apresentação de reclamação dos candidatos:
1ª edição: 11.09.2020
2ª edição: 8.04.2021
Prazo para a publicação da decisão de reclamações:
1ª edição: 14.09.2020
2ª edição: 9.04.2021
Matrículas on-line:
1ª edição: 15 a 24.09.2020
2ª edição: 12 a 22.04.2021
Eventual colocação de suplentes:
1ª edição: 25.09.2020
2ª edição: 23.04.2021
Para auxiliar a submissão da Candidatura, pode consultar o Guia de Apoio (1).
CANDIDATURAS AQUI
Para auxiliar a realização da Matrícula/Inscrição, pode consultar o Guia de Apoio (2).
REALIZAR MATRÍCULA / INSCRIÇÃO AQUI
Toda a informação para candidatos à FMUP. Informação disponível aqui
Gestão Académica dos Cursos de Educação Continua
Tel.: 220426975
e-mail: formacaocontinua@med.up.pt
Docente Responsável: | Paula Isabel Marques Simões Freitas |
Sigla: | NCMGF |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2017/2018 |
Duração: | 108 Horas |