Metodologia e Publicação na Investigação Científica
MPPP19_02 - ECTS
Esta UC apresenta os fundamentos necessários à compreensão e à realização de um projeto de investigação científica e, particularmente, de investigação clínica.
Os objetivos desta UC para o estudante são :
- Adquirir os conceitos relativos à metodologia científica.
- Familiarizar-se com a investigação científica em Psiquiatria e Psicoterapia Psicodinâmica, e, especialmente, com as boas práticas éticas, legais e metodológicas aplicáveis à investigação clínica.
- Saber escrever um protocolo de investigação clínica e saber obter a sua aprovação ética e regulamentar.
- Conhecer análises estatísticas básicas e as condições necessárias para que elas sejam válidas.
-Contactar com as metodologias qualitativas e analisar a sua validade.
- Saber ler criticamente a literatura científica.
- Saber relatar e publicar os resultados de um estudo científico na forma de cartaz, comunicação oral ou artigo.
Psicopatologia Clínica
MPPP19_03 - ECTS
No final desta UC os estudantes devem ser capazes de identificar e apreender os fundamentos dos diferentes modelos relativos à Psicopatologia (nomeadamente o descritivo, compreensivo e o explicativo) e a sua evolução através dos tempos; aprender a identificar a diversidade semiológica psiquiátrica e integrá-la nos diferentes quadros nosológicos psiquiátricos, mormente através da adequada condução de uma entrevista psiquiátrica.
Psicopatologia Psicodinâmica
MPPP19_04 - ECTS
O estudante deverá conseguir integrar os modelos de semiologia e nosologia psicodinâmicos no quadro histórico da investigação psicopatológica e psiquiátrica, tomando conhecimento da sua evolução através dos tempos. Deverá, por isso, no final da UC, identificar os sintomas e os grandes quadros nosológicos, sob uma perspetiva psicodinâmica, formulando hipóteses de compreensão da existência dos mesmos.
Psicoterapia Psicodinâmica
MPPP19_01 - ECTS
Os estudantes devem alcançar e desenvolver uma compreensão psicodinâmica dos diferentes quadros clínicos, quer quanto à etiopatogenia, quer no que respeita à sua evoluçao e ao seu tratamento.
Para tal pretende-se que no final da UC o estudante esteja fortemente sensibilizado para a importância do trabalho psicoterapêutico; possua os conhecimentos básicos da teoria psicodinâmica; desenvolva capacidades de formulação psicodinâmica de casos clínicos e elabore projectos de intervenção psicoterapêutica.
Saúde Mental e Antropologia
MPPP19_06 - ECTS
Adquirir e desenvolver capacidades para compreender e viver de modo são, prevenir doenças e lidar com os doentes que procuram ajuda.
1. Desenvolvimento de um conceito holístico e integrado de saúde, nomeadamente de saúde mental, abordando o ser humano a partir de múltiplas perspetivas,designadamente:
a. O Homem como questão para si mesmo;
b. O Homem na natureza, a evolução e a hominização, animalidade e humanidade;
c. O Homem como corpo-mente e corpo-sujeito; a questão da identidade pessoal narrativa; a constituição do ser humano: a conceção emergentista;
d. O Homem, a história e a(s) cultura(s).
2. Adquisição de aptidões e competências profissionais adequadas a uma abordagem holística do ser humano, tendo em conta:
a. Questões éticas e jurídicas;
b. Fatores sociais de perturbação da saúde mental: crises económicas, familiares, profissionais;
c. A cura pela arte;
d. Sofrimento, saúde, espiritualidade e religião.
Teoria Psicodinâmica Aplicada
MPPP19_05 - ECTS
O estudante deverá, no final da UC, ser capaz de Identificar, descrever e debater as influências da teoria psicodinâmica a nível societário e suas expressões culturais, nomeadamente, nas artes/humanidades, adquirindo e desenvolvendo uma melhor compreensão da perspetiva psicodinâmica relativamente, por exemplo, aos conteúdos e técnicas das narrativas literárias e cinematográficas.
Dissertação
MPPP19_08 - ECTS
O estudante deve ficar habilitado a organizar a sua atividade de investigação de acordo com o projeto estabelecido (seja ele a dissertação), utilizando, para tal, os meios técnicos mais adequados; corrigir, com a ajuda do seu orientador e da equipa de investigação ou grupo de trabalho, procedimentos que se revelem ineficazes ou insuficientes para o fim pretendido; analisar e interpretar os resultados por si obtidos de modo crítico; apresentar e discutir os resultados com o seu orientador e os membros da equipa em que se insere; escrever um artigo científico e submetê-lo a revista científica indexada na ISI com fator de impacto e apresentar e discutir o seu trabalho perante júri de avaliação no momento de defesa da dissertação.
Preparação da Dissertação
MPPP19_07 - ECTS
O estudante deve ser capaz de identificar uma questão científica, avaliar a sua pertinência e atualidade através do estudo dos trabalhos científicos produzidos sobre o tema até ao momento, e discutir a sua pertinência e modo de abordagem no contexto científico do mestrado.
Deve ainda escrever um projeto de investigação devidamente instruído com um sumário, a descrição do estado da arte e objetivos do trabalho, a identificação dos diversos passos a cumprir para o realizar e da metodologia a empregar em cada um e a apresentação dos resultados expectáveis e da forma como se integram no conjunto de conhecimentos reunidos sobre a matéria.