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Competências Não-Técnicas em Anestesiologia

Dados Gerais

Sigla: CNTA
Descrição: As competências não técnicas são fundamentais para uma prática segura da anestesiologia. Neste curso os estudantes serão capazes de identificar as competências não técnicas específicas utilizando a estrutura “ANTS”. Compreender a utilidade da ferramenta para analisar aspetos de desempenho na sua prática clínica diária.

Diplomas

  • Competências Não-Técnicas em Anestesiologia - Módulo I (1 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Competências Não-Técnicas em Anestesiologia

CNTA_I - ECTS

Os objetivos principais desta formação são:

. Compreender a influência dos fatores humanos nos erros;

. Identificar e compreender as competências não-técnicas básicas na gestão de eventos críticos e na segurança do doente;

. Identificar e compreender os elementos chave de uma equipa eficaz;

. Desenvolver e aplicar estratégias para uma correta gestão de eventos críticos e trabalho de equipa eficaz:

  • potenciar a consciência situacional evitando erros de fixação;
  • pomover a comunicação efetiva (ex: SBAR, comunicação em circuito fechado) aplicados a situações especificos (ex: Handovers);
  • trabalhar eficazmente em equipa (ex: papel do lider e dos elementos da equipa, distribuição de tarefas);
  • promover a tomada de decisão consciente e baseada na informação disponivel.

 

Competências Não-Técnicas em Anestesiologia

CNTA_I - ECTS

Os objetivos principais desta formação são:

. Compreender a influência dos fatores humanos nos erros;

. Identificar e compreender as competências não-técnicas básicas na gestão de eventos críticos e na segurança do doente;

. Identificar e compreender os elementos chave de uma equipa eficaz;

. Desenvolver e aplicar estratégias para uma correta gestão de eventos críticos e trabalho de equipa eficaz:

  • potenciar a consciência situacional evitando erros de fixação;
  • pomover a comunicação efetiva (ex: SBAR, comunicação em circuito fechado) aplicados a situações especificos (ex: Handovers);
  • trabalhar eficazmente em equipa (ex: papel do lider e dos elementos da equipa, distribuição de tarefas);
  • promover a tomada de decisão consciente e baseada na informação disponivel.

 

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