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Programas de Mobilidade para Staff OUT

Mobilidade

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Acordos de Cooperação



A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) mantém acordos de cooperação com diversas Instituições de Ensino Superior (IES) que promovem a mobilidade estudantil e de pessoal (docentes, técnicos e investigadores).

Na maior parte dos casos, e atualmente, existem acordos de cooperação com instituições no Brasil, e outras, em várias partes do mundo, desde que extra União Europeia.

Neste tipo de mobilidade, pode-se efetuar um período de estudos ou estágio com pleno reconhecimento académico (estudantes), bem como de lecionação ou formação certificada (staff).

O que é?

  • É uma mobilidade individual;
  • Regulamentada em Acordo Bilateral pela FMUP e outra IES;
  • Abrange as áreas científicas cobertas pelo acordo bilateral de cooperação, sendo necessário conferir a compatibilidade de trabalho com a instituição de acolhimento antes de se proceder à submissão da candidatura.

Destinatários

Docentes, Técnicos ou Investigadores (Staff) que possuam um vínculo contratual com a U. Porto no ano académico em que se candidatam, e durante o período de realização da mobilidade.

Acesso a financiamento e duração do período de mobilidade

Embora estes acordos não tenham financiamento de suporte disponível para um período de mobilidade numa IES internacional, podem surgir oportunidades de apoio advindas do reaproveitamento por parte da U. Porto de outros financiamentos.

Sublinha-se que os candidatos serão responsáveis pelas despesas associadas ao período de mobilidade – viagem, alojamento, obtenção de visto, entre outros.

O período de mobilidade deverá ter a duração máxima de um semestre.

Processo de Candidatura

Compete ao candidato, para a formalização da proposta de candidatura:

  • Conferir com o Núcleo de Mobilidade Académica se existe Acordo bilateral de Cooperação com a IES para a qual pretende fazer mobilidade;
  • Consultar, como referência, as Normas de Candidatura aplicáveis à mobilidade de Staff da U.Porto (UP);
  • Recolher toda a informação e documentos necessários à candidatura: estabelecer contacto com a Instituição anfitriã escolhida, propondo a realização da mobilidade, plano de trabalho, datas previsíveis, e solicitando resposta positiva:
    • Para mobilidades de formação, um email de um responsável;
    • Para mobilidades de ensino, uma carta-convite (invitation letter) especificando os temas de lecionação e períodos;
  • Sublinha-se a necessidade de elaborar um plano de trabalhos consistente e viável para a mobilidade;
  • Solicitar o apoio dos Técnicos Adstritos aos Programas de Mobilidade em cada Unidade Orgânica (UO) para a obtenção de documentação/informação relevante para a submissão da candidatura;
  • Preencher e submeter o Formulário de Candidatura online até à data-limite estabelecida para cada uma das convocatórias publicitadas;
  • As candidaturas são tratadas ao nível da UP, após uma primeira verificação pela UO. Os resultados (com, ou sem, possível atribuição de financiamento) são comunicados aos candidatos pela UP, caso a caso.

Contactos

Na FMUP, o Núcleo de Mobilidade Académica da Unidade de Gestão Académica (NMA-UGA) é o serviço de apoio nestes processos.

Documentos para Acordos de Cooperação

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