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Bioética Geral

Código: PDB001     Sigla: PDB001

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ética em Ciências da Saúde

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Bioética

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDB 38 Plano de Estudos em vigor 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Lopes Nunes Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,86
Teorico-Prática: 1,43
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,86
Rui Manuel Lopes Nunes 2,857
Teorico-Prática Totais 1 1,43
Rui Manuel Lopes Nunes 1,428

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular de Bioética Geral é que o estudante adquira conhecimentos alargados no domínio dos fundamentos da Bioética prática em áreas muito diversificadas. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e operacional destas áreas. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais na área da Bioética.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para apreciar qualquer tema na área da Bioética. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre como proceder para uma atualização constante neste domínio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Distinção entre ética, moral e ordenamento jurídico. As principais teorias éticas da actualidade.

2- O conceito de dignidade humana e de direitos humanos fundamentais. O direito natural e sua fundamentação numa antropologia de base biológica.

3- Bioética e ambiente.

4- O conceito de bioética segundo Van Potter. Uma nova área trans e interdisciplinar. A ética médica como ramo da bioética e suporte da deontologia profissional. Os códigos deontológicos.

5- A principiologia de Beauchamp e Childress: o princípio do respeito pela autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

6- A doutrina ética e jurídica do consentimento informado como materialização do respeito pela auto-determinação individual. 

7- Introdução e principais problemas éticos da transplantação para o dador, o recetor e a equipa médica.

8- Proteção dos Direitos Humanos e UNESCO. Biomedicina do Conselho da Europa. Declaração Universal de Bioética. 

9- O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Bibliografia Obrigatória

1- Beauchamp, T. & Childress, J.; Principles of Biomedical Ethics, New York: Oxford University Press, 2013
2- Gillon, R.; Principles of Heath Care Ethics, Londres: Wiley, Londres, 1994
3- Nunes, R.; Testamento Vital, Coimbra: Almedina, 2011
4- Nunes, R.; Gene-Ética, Coimbra: Almedina, 2013
5- Donald, M. ; Origens do Pensamento Moderno, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 102,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.
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