Avaliação em Informática Médica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática Médica |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
19 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
3 |
27 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teorico-Prática |
Totais |
1 |
1,00 |
Tiago António Queirós Jacinto |
|
0,714 |
Rute Alexandra Borges de Almeida |
|
0,143 |
João Carlos Menezes de Magalhães |
|
0,143 |
Orientação Tutorial |
Totais |
1 |
0,71 |
Rute Alexandra Borges de Almeida |
|
0,143 |
João Carlos Menezes de Magalhães |
|
0,143 |
Tiago António Queirós Jacinto |
|
0,424 |
Outras |
Totais |
1 |
0,21 |
Rute Alexandra Borges de Almeida |
|
0,071 |
João Carlos Menezes de Magalhães |
|
0,071 |
Tiago António Queirós Jacinto |
|
0,068 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Nesta disciplina são abordados temas relacionados com os métodos de avaliação de sistemas de informação em saúde.
Resultados de aprendizagem e competências
Os principais objetivos são: compreender a necessidade e as dificuldades de avaliação dos sistemas de informação em saúde, assim como as diferentes perspetivas e necessidades de avaliação; adquirir noções de como selecionar o que avaliar e de diferentes modelos de avaliação aplicáveis em IM; compreender os conceitos básicos de metodologia de avaliação; descrever diferentes tipologias de estudos, suas aplicações e limitações; descrever os diferentes passos para o desenvolvimento ou adaptação e avaliação de um instrumento de medição; adquirir noções sobre a preparação de uma proposta de estudo e conhecer o processo do seu planeamento; adquirir experiencia na preparação e comunicação de resultados de uma avaliação em IM; adquirir experiência na apreciação crítica de estudos de avaliação em informática médica.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Programa
Porquê avaliar?
Modelos de desenvolvimento e avaliação aplicáveis em informática médica
Identificar o que avaliar e formular as questões
Desenvolvimento de instrumentos de medição
Estudos de demonstração
Estudos de avaliação de tecnologias de diagnóstico
Estudos de custo-benefício e custo-efetividade
Planeamento e execução de estudos – aspetos operacionais
Planear a análise de dados Ética na avaliação em IM
Apreciação crítica de estudos de avaliação em informática médica
Bibliografia Obrigatória
Edward H. Shortliffe and James J. Cimino editors; Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine, Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine. Third edition. New York, USA. Springer; 2006 (Capítulos 10 e 11)
Charles Friedman, Jeremy Wyatt; Evaluation Methods in Medical Informatics, Springer, 1997. ISBN: 978-1-4757-2687-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
13,00 |
Estudo autónomo |
27,00 |
Frequência das aulas |
14,00 |
Trabalho escrito |
27,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de aulas não obrigatória.
Fórmula de cálculo da classificação final
A disciplina terá a sua avaliação resultante de um teste teórico.
Provas e trabalhos especiais
Trabalho de estágio/projeto
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Melhoria de classificação
Observações
Classificação mínima de 9.5 valores no componente de avaliação.