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Medições em Saúde: Questionários e escalas

Código: OPT_MSP12_31     Sigla: MSP12_31

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Epidemiologia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSP 0 Plano de estudos em vigor 1 - 3 27 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Adquirir conhecimentos teóricos e práticos no desenvolvimento e aplicação de instrumentos que pretendam quantificar medidas objetivas e subjetivas em Saúde.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão ser capazes de desenvolver um questionário para avaliação de informação, objetiva e subjetiva, em saúde e capazes de testar a sua validade e fiabilidade, nomeadamente aplicando as técnicas estatísticas adequadas.

Deverão ser capazes de fazer a revisão crítica de um questionário e de uma escala de medição.

Deverão adquirir capacidades na recolha de informação em saúde, bem como identificar os principais erros e a forma de os evitar.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

 

Programa

Avaliação de medidas objectivas e subjetivas em saúde: Desenho e estruturação de questionários; Desenvolvimento de escalas e índices); Avaliação da validade e fiabilidade de instrumentos de medição em Saúde;

Análise de componentes principais e análise fatorial; Consistência Interna; Construção da pontuação final de uma escala; Estabelecer pontos de corte

Aplicação de questionários: Métodos de administração (vantagens e desvantagens); Maximizar a percentagem das respostas;
Reduzir os erros de medição e os seus efeitos.

Bibliografia Obrigatória

Streiner DL, Norman GR, Cairney J.; Health measurement scales: a practical guide to their development and use. Fifth edition. New York: Oxford University Press 2015.
McDowell I, Newell C; Measuring Health: a guide to rating scales and questionnaires Third edition., New York: Oxford University Press , 2006

Bibliografia Complementar

Fowler FJ, Jr.; Survey Research Methods. Center for Survey Research. (Fifth edition). , University of Massachusetts, Boston: Sage Publications , 2014

Observações Bibliográficas

A bibliografia será complementada com artigos científicos relevantes para o processo de aprendizagem.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo a unidade curricular 3 ECTs, estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 18 são de contacto (10 Teorico-Práticas e 8 Práticas Laboratoriais)

 

As metodologias de ensino irão combinar a dimensão teórica dos principais conceitos e problemas relacionados com as técnicas de medição em saúde e a dimensão prática através do desenvolvimento, pelos estudantes, de um instrumento de medição e da avaliação das suas propriedades psicométricas. O desenvolvimento prático do trabalho de grupo envolvendo a conceção de um instrumento de medição, a sua aplicação a uma amostra de conveniência e a análise estatística de dados é entendida como uma opção mais efetiva para a aquisição de capacidades em monitorização em saúde.


O processo de avaliação da aprendizagem, considerando a respetiva ponderação, incluirá a avaliação do trabalho de grupo: trabalho escrito (20%) + apresentação oral do projeto (20%); e do teste final escrito (60%).
 

Software

Statistical Package for Social Sciences

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Exame 60,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 10,00
Trabalho laboratorial 8,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

 

Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fórmula de cálculo da classificação final

 

O processo de avaliação da aprendizagem, considerando a respetiva ponderação, incluirá a avaliação do trabalho de grupo: trabalho escrito (20%) + apresentação oral do projeto (20%); e do teste final escrito (60%).
 

 

 

Provas e trabalhos especiais

 

 

Trabalho de estágio/projeto

 

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 

 

Melhoria de classificação

 

 

Observações

 

 

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