| Código: | OPT_MSP12_31 | Sigla: | MSP12_31 |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Epidemiologia |
| Ativa? | Não |
| Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Saúde Pública |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MSP | 0 | Plano de estudos em vigor | 1 | - | 3 | 27 | 81 |
Adquirir conhecimentos teóricos e práticos no desenvolvimento e aplicação de instrumentos que pretendam quantificar medidas objetivas e subjetivas em Saúde.
Os estudantes deverão ser capazes de desenvolver um questionário para avaliação de informação, objetiva e subjetiva, em saúde e capazes de testar a sua validade e fiabilidade, nomeadamente aplicando as técnicas estatísticas adequadas.
Deverão ser capazes de fazer a revisão crítica de um questionário e de uma escala de medição.
Deverão adquirir capacidades na recolha de informação em saúde, bem como identificar os principais erros e a forma de os evitar.
Avaliação de medidas objectivas e subjetivas em saúde: Desenho e estruturação de questionários; Desenvolvimento de escalas e índices); Avaliação da validade e fiabilidade de instrumentos de medição em Saúde;
Análise de componentes principais e análise fatorial; Consistência Interna; Construção da pontuação final de uma escala; Estabelecer pontos de corte
Aplicação de questionários: Métodos de administração (vantagens e desvantagens); Maximizar a percentagem das respostas;
Reduzir os erros de medição e os seus efeitos.
Tendo a unidade curricular 3 ECTs, estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 18 são de contacto (10 Teorico-Práticas e 8 Práticas Laboratoriais)
As metodologias de ensino irão combinar a dimensão teórica dos principais conceitos e problemas relacionados com as técnicas de medição em saúde e a dimensão prática através do desenvolvimento, pelos estudantes, de um instrumento de medição e da avaliação das suas propriedades psicométricas. O desenvolvimento prático do trabalho de grupo envolvendo a conceção de um instrumento de medição, a sua aplicação a uma amostra de conveniência e a análise estatística de dados é entendida como uma opção mais efetiva para a aquisição de capacidades em monitorização em saúde.
O processo de avaliação da aprendizagem, considerando a respetiva ponderação, incluirá a avaliação do trabalho de grupo: trabalho escrito (20%) + apresentação oral do projeto (20%); e do teste final escrito (60%).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
| Exame | 60,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 63,00 |
| Frequência das aulas | 10,00 |
| Trabalho laboratorial | 8,00 |
| Total: | 81,00 |
Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.
O processo de avaliação da aprendizagem, considerando a respetiva ponderação, incluirá a avaliação do trabalho de grupo: trabalho escrito (20%) + apresentação oral do projeto (20%); e do teste final escrito (60%).