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Revisões sistemáticas e meta-análise

Código: OPT71     Sigla: RSMA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 0 Plano Oficial 2021 5 - 2 19 54

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O exercício da Medicina – baseado na promoção da saúde e na prevenção, diagnóstico, terapêutica e prognóstico da doença – está intimamente ligado ao desenvolvimento, avaliação crítica e aplicação da melhor evidência científica, de forma a apoiar a prestação de serviços de saúde, igualmente, da mais alta qualidade. Os estudos de síntese de evidência, nomeadamente as revisões sistemáticas e estudos de meta-análise, surgiram com o intuito de dar resposta à acumulação massiva e crescente de evidência científica de tipo, qualidade e resultados diversos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: definir adequadamente questões de investigação neste contexto; efetuar pesquisas bibliográficas adequadas; selecionar e avaliar a qualidade dos estudos incluídos; efetuar a extração e processamento dos dados dos estudos incluídos; compreender e aplicar as metodologias de análise estatística apropriadas às revisões sistemáticas e estudos de meta-análise; redigir e analisar criticamente este tipo de estudos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

Introdução à Investigação Clínica e à Medicina Baseada na Evidência.

Estudos de Síntese de Evidência – Introdução e Definições.

Revisões Sistemáticas e Meta-análise – Fases Operacionais:

  • Formulação da Questão;
  • Pesquisa da Evidência;
  • Seleção de Estudos;
  • Extração e Processamento de Dados;
  • Avaliação de Qualidade e Risco de Viés dos Estudos;
  • Análise Estatística em Estudos de Síntese de Evidência – Meta-Análise: modelos de efeito fixo e efeitos aleatórios;
  • Heterogeneidade – Deteção e Tratamento;
  • Vieses em Estudos de Síntese de Evidência;
  • Preparação do Protocolo de uma Revisão Sistemática e Meta-análise;
  • Divulgação de Resultados – Preparação e Redação de Revisões Sistemáticas e Meta-análises;
  • Avaliação Crítica de Revisões Sistemáticas e Meta-Análises.

Bibliografia Obrigatória

Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, Welch VA (editors).; Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.0 (updated July 2019). Cochrane, 2019. Available from www.training.cochrane.org/handbook., John Wiley & Sons Ltd., 2019. ISBN: 9781119536659

Bibliografia Complementar

Borenstein, M., Hedges, L. V., Higgins, J. P., & Rothstein, H. R.; Introduction to meta-analysis. Second Edition., John Wiley & Sons., 2021
Sutton, A. J., Abrams, K.R., Jones, D. R., Sheldon, T. A. & Song, F. ; Methods for Meta-analysis in Medical Research, London, United Kingdom: John Wiley & Sons, Ltd, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular terá uma duração de 19 horas; 9 horas de aulas teóricas e 10 horas de aulas teórico-práticas. Após a exposição teórica de cada tópico, proceder-se-á à demonstração da utilização de programas e aplicações específicas de apoio à execução de revisões sistemáticas e meta-análises e à resolução de exercícios práticos individuais. As aulas serão apoiadas por uma plataforma de e-learning otimizada para o ensino-aprendizagem da unidade curricular.

Software

Review Manager (RevMan) [Computer program]. Version 5.4, The Cochrane Collaboration, 2020. Available at https://training.cochrane.org/online-learning/core-software-cochrane-reviews/revman
Viechtbauer, W. (2010). Conducting meta-analyses in R with the metafor package. Journal of Statistical Software, 36(3), 1-48. https://doi.org/10.18637/jss.v036.i03
R Core Team (2021). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/.
Balduzzi S, Rücker G, Schwarzer G (2019), How to perform a meta-analysis with R: a practical tutorial, Evidence-Based Mental Health; 22: 153-160.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 22,00
Frequência das aulas 19,00
Trabalho escrito 13,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão assistir a pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação: exame final escrito (60%); entrega de um trabalho (40%)

Provas e trabalhos especiais

O trabalho prático consiste na resposta a um conjunto de questões no contexto da realização de uma revisão sistemática com meta-análise.

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As avaliações especiais possíveis nesta unidade curricular incluem as situações habituais, nomeadamente, para estudantes com estatuto de trabalhador-estudante ou dirigentes associativos.

Melhoria de classificação

É possível em contexto de exame final de recurso e eventual prova oral.
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