Integridade académica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMED |
3 |
Plano Oficial 2021 |
3 |
- |
2 |
19 |
54 |
5 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular tem como principal objetivo alertar para a importância da integridade no meio académico e profissional. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer e aplicar conceitos nucleares da ética e integridade académica e profissional
- Identificar casos de práticas questionáveis de conduta e de fraude
- Reconhecer os efeitos de práticas questionáveis de conduta e de fraude (fabricação, falsificação e plágio) na academia e na profissão.
- Demonstrar compreensão sobre os processos de escrita publicação de um artigo científico
- Reconhecer estratégias para promover boas práticas de conduta
Resultados de aprendizagem e competências
A unidade curricular “Integridade académica" pretende habilitar os estudantes com os conhecimentos e competências em ética que lhes permite, não só aplicar à experimentação em qualquer área, à docência e prática profissional, mas também identificar más práticas de conduta e fraude.
Os estudantes têm que adquirir de forma real e efetiva uma ética e integridade profissional, para além dos seus conhecimentos e competências técnicas e de raciocínio.
Os estudantes têm que adquirir de forma real e efetiva uma ética e integridade profissional, para além dos seus conhecimentos e competências técnicas e de raciocínio.
O conteúdo programático desta unidade será abordado através de palestras leccionadas por diferentes docentes. Durante as palestras, os estudantes irão adquirir/reforçar os seus conhecimentos sobre conceitos chave relacionados com a integridade académica e profissional. Nestas palestras, será também incluida a apresentação da investigação realizada nestas áreas, bem como a apresentação de artigos científicos, de forma a maximizar a participação ativa e discussão entre os estudantes. Além disso, poderão melhorar competências de compreensão sobre vários aspetos da integridade académica e profissional, através da apresentação e discussão de casos simulados avaliados por comissões de ética.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Programa: Definição de integridade académica e profissional. O ambiente académico e profissional e o seu impacto na integridade. O processo de publicação científica: como escrever, como definir a revista e os autores, como publicar e rever um artigo. Códigos de ética e deontologia que regulam a prática dos profissionais de saúde: conhecimentos e competências, deveres gerais e específicos, relação com os utentes, relação entre profissionais e entre instituições. Más práticas de conduta e fraude. Mecanismos de promoção da integridade académica e profissional através da educação. Responsabilidade individual e institucional.
Bibliografia Obrigatória
Universidade do Porto; Declaração de princípios sobre integridade académica da Universidade do Porto
Bretag T; Challenges in addressing plagiarism in education, PLoS Med 10(12):e1001574. doi: 10.1371/journal.pmed.1001574., 2013. ISBN: 1932-6203
Wessely S; Retractions: the lessons for research institutions, Lancet. 384:104. , 2014
Martinson BC, Anderson MS, de Vries R ; Scientists behaving badly, Nature 435:737–8., 2005
Fanelli D; Do pressures to publish increase scientists' bias? An empirical support from US States Data., PLoS One 5:e10271: 10.1371/journal.pone.0010271. , 2010
Bibliografia Complementar
Taúginienė, L, Gai¸aúskaitė, I, Glendinning, I, Kravjar, J, Ojster¨ek, M, Ribeiro, L, Odiņeca, T, Marino, F, Cosentino, M, Sivasubramaniam, S. ; Glossary for Academic Integrity. ENAI Report 3G [online]., 2019 (Tradução de: Malaquias, A, Fachada, B, Ribeiro, L)
Veríssimo, A. C., Conrado, G. A. M., Barbosa, J., Gomes, S. F., Severo, M., Oliveira, P., & Ribeiro, L.; Machiavellian Medical Students Report More Academic Misconduct: A Cocktail Fuelled by Psychological and Contextual Factors., Psychology research and behavior management, 15, 2097–2105., 2022 (https://doi.org/10.2147/PRBM.S370402)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa descrito envolve 19 horas a decorrer durante 1 semestre, com as seguintes modalidades: palestras/seminários (10 horas: 1h/semana), teórico-práticas (9 horas: 1h/semana).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
35,00 |
Frequência das aulas |
17,00 |
Trabalho escrito |
2,00 |
Total: |
54,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade de 75%.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação formativa ponderada em 40% na classificação final: incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da unidade curricular.
Avaliação sumativa (ensaio na área da integridade académica) ponderada em 60% na classificação final.
Observações
Os trabalhos escritos devem ser elaborados segundo as normas de integridade previstas na "Declaração de princípios sobre Integridade Académica da Universidade do Porto (UP)", e essa verificação será feita através de um sofstware disponibilizado pela UP.