Dissertação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ética em Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2023/2024 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MBIOETIC |
0 |
Plano de Estudos em vigor |
2 |
- |
60 |
80 |
1620 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Dissertação
Objetivos
O objetivo essencial da Unidade Curricular Dissertação é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da realização de trabalho científico individual, especificamente na interface com a Bioética e Biodireito. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e científica destas áreas. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Bioética e Biodireito.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para investigar em Bioética e Biodireito. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos da publicação de trabalho científico no domínio da Bioética. E desta forma conseguir realizar uma dissertação que seja o reflexo da sua pesquisa de mestrado.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os conteúdos programáticos estão desenhados de acordo com a estrutura concetual da unidade curricular. Pretende-se aperfeiçoar a ciência escrita e publicada. Primeiro, porque é um meio eficaz de aprofundar teórica e empiricamente uma questão ou um corpo de conhecimentos e consequente análise e interpretação. Organizar a informação num trabalho escrito claro e coerente permite uma maior compreensão do tema. Por outro lado, é um meio excelente de treinar a comunicar efetivamente – uma “competência transferível” que será muito útil em qualquer ambiente profissional. Pretende-se testar o maior entendimento possível de um assunto, a capacidade de efetuar uma translação da ciência individual em material escrito e a capacidade de comunicar concisamente. Principais áreas:
a) Ensaio escrito ou outro tipo de material
b) Livros e artigos
c) Outras fontes de informação (internet)
d) Citação
e) Bibliografia
f) Plágio e integridade científica
g) Bases de dados
h) Redes Científicas
Bibliografia Obrigatória
Nunes, R.; Gene-Ética, Coimbra: Almedina, 2013
Glenn McGee; Bioethics for Beginners: 60 Cases and Cautions from the Moral Frontier of Healthcare, 2012
Lewis Vaughn; Bioethics: Principles, Issues and Cases, 2012
Nunes, R.; Testamento Vital, Coimbra: Almedina, 2011
Thomas A. Shannon, Nicholas J. Kockler; An Introduction to Bioethics, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Avaliação é efetuada pelo docente responsável pela orientação tutorial tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante: evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade nas orientações, do interesse e participação no processo pedagógico e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos. A Avaliação Final será o reflexo do modo como se desenvolveram os trabalhos que conduziram à dissertação e também à preparação da defesa pública.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
40,00 |
Trabalho de investigação |
38,00 |
Total: |
80,00 |
Obtenção de frequência
A Avaliação é efetuada tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico e a evolução das capacidades de cada estudante: evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade nas orientações, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
100% defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio.