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Dissertação

Código: BIO_10     Sigla: DISS_BIO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ética em Ciências da Saúde

Ocorrência: 2023/2024 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Bioética

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MBIOETIC 0 Plano de Estudos em vigor 2 - 60 80 1620

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Lopes Nunes Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 2,86

Língua de trabalho

Português
Obs.: Dissertação

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular Dissertação é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da realização de trabalho científico individual, especificamente na interface com a Bioética e Biodireito. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e científica destas áreas. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Bioética e Biodireito.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para investigar em Bioética e Biodireito. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos da publicação de trabalho científico no domínio da Bioética. E desta forma conseguir realizar uma dissertação que seja o reflexo da sua pesquisa de mestrado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos estão desenhados de acordo com a estrutura concetual da unidade curricular. Pretende-se aperfeiçoar a ciência escrita e publicada. Primeiro, porque é um meio eficaz de aprofundar teórica e empiricamente uma questão ou um corpo de conhecimentos e consequente análise e interpretação. Organizar a informação num trabalho escrito claro e coerente permite uma maior compreensão do tema. Por outro lado, é um meio excelente de treinar a comunicar efetivamente – uma “competência transferível” que será muito útil em qualquer ambiente profissional. Pretende-se testar o maior entendimento possível de um assunto, a capacidade de efetuar uma translação da ciência individual em material escrito e a capacidade de comunicar concisamente. Principais áreas:

a) Ensaio escrito ou outro tipo de material
b) Livros e artigos
c) Outras fontes de informação (internet)
d) Citação
e) Bibliografia
f) Plágio e integridade científica
g) Bases de dados
h) Redes Científicas

Bibliografia Obrigatória

Nunes, R.; Gene-Ética, Coimbra: Almedina, 2013
Glenn McGee; Bioethics for Beginners: 60 Cases and Cautions from the Moral Frontier of Healthcare, 2012
Lewis Vaughn; Bioethics: Principles, Issues and Cases, 2012
Nunes, R.; Testamento Vital, Coimbra: Almedina, 2011
Thomas A. Shannon, Nicholas J. Kockler; An Introduction to Bioethics, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A Avaliação é efetuada pelo docente responsável pela orientação tutorial tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante: evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade nas orientações, do interesse e participação no processo pedagógico e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos. A Avaliação Final será o reflexo do modo como se desenvolveram os trabalhos que conduziram à dissertação e também à preparação da defesa pública.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 40,00
Trabalho de investigação 38,00
Total: 80,00

Obtenção de frequência

A Avaliação é efetuada tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico e a evolução das capacidades de cada estudante: evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade nas orientações, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

100% defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio.
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