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Gestão de eventos críticos e trabalho em equipa

Código: OPT130     Sigla: GEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 0 Plano Oficial 2021 5 - 2 19 54

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A gestão de eventos críticos (Crisis Resources Management – CRM) tem por base um conjunto de competências não-técnicas fundamentais à performance otimizada das equipas de saúde. A CRM explora fatores psicológicos, interpessoais e ambientais que influenciam os cuidados de saúde, em particular em situações inesperadas, de risco e onde o tempo é um fator chave. 

Os objetivos principais são:

  • Compreender a influência dos fatores humanos nos erros
  • Identificar e compreender as competências não-técnicas básicas da gestão de eventos críticos e da segurança do doente
  • Identificar e compreender os elementos chave de uma equipa eficaz
  • Desenvolver e aplicar estratégias para uma correta gestão de eventos críticos e trabalho de equipa eficaz

Resultados de aprendizagem e competências

Após completar esta unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
1. Compreender os principios básicos de um trabalho de equipa  eficaz
2. Aplicar estratégias e competências não-técnicas na resolução adequada de situações clínicas emergentes

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Contextualização


    1. Fatores humanos e os erros: definições e contextualização; competências e tipos erros; estratégias de prevenção.

    2. Cultura de segurança do doente: definição e princípios base.


  2. Equipas eficazes: características fundamentais;

  3. Competências não-técnicas na gestão de eventos críticos


    1. Consciência situacional

    2. Cooperação e Interação

    3. Comunicação

    4. Liderança e Tomada de Decisão


Bibliografia Obrigatória

Rhona Flin, Paul O'Connor, Margaret Crichton; Safety at the sharp end - A guide to non-technical skills, Ashgate Publishing Limited, 2012. ISBN: 978-0-7546-4598-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas expositivas e com exercícios de consolidação de aprendizagem

Aulas práticas – exercícios em equipa; atuação em cenários clínicos (em ambiente de simulação) com focus na aplicação de competências não-técnicas e trabalho de equipa; discussões reflexivas


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 45,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 21,50
Frequência das aulas 18,00
Trabalho escrito 14,50
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas práticas e nota final igual ou superior a 10.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de avaliação

A avaliação da UC é constituída pelo Trabalho Escrito (TE), Exame Final (EF) e Participação na Aula (PA).

  • Trabalho Escrito (TE)

Trabalho invidual de reflexão sobre um tema/conteúdo abordado nas aulas. A nota do TE será cotada para 20 valores.

  • Exame final (EF)

Atuação em equipa num cenário de simulação, com o objetivo de aplicar as competências não-técnicas e estratégias discutidas nas aulas. A nota EF será cotada para 20 valores.

  • Participação ativa nas aulas (PA)

Intervenção ativa nas aulas práticas, com colaboração proativa nos exercícios, cenários e discussões. Será ainda avaliada a postura na sala de aula e assiduidade. A nota PA será cotada para 20 valores.

 

Classificação final

A classificação final (CF) obtém-se do seguinte modo:

CF = 45%xTE + 45%xEF + 10%xPA

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