Código: | OPT07 | Sigla: | CMES |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Medicina |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
O objetivo da Unidade Curricular é sensibilizar o estudante para a importância da Comunicação, da Marca e do Marketing como estratégia global de diferenciação competitiva geradora de valor para as empresas, instituições, pessoas e organizações em geral, assim como desenvolver nos estudantes a capacidade de tomada de decisão tendo em vista assegurar uma eficaz gestão das relações com os seus principais stakeholders, de acordo com um novo paradigma que coloca o cliente no centro da gestão das interações em Saúde.
Num mercado de ofertas em saúde, onde, cada vez mais, o acesso à informação e a liberdade de escolha será uma realidade, os profissionais de saúde e as instituições a que estão ligados só conseguirão diferenciar-se, se conseguirem desenvolver estratégias de marketing e comunicação estruturadas, que sejam adequadas às necessidades, expetativas e preferências dos seus clientes, em cada momento.
A disponibilização de ferramentas e a divulgação de conceitos que permitirão ajudar os estudantes desta unidade curricular na criação de planos de comunicação, marketing e de interações em saúde, personalizados à medida das exigências dos seus futuros clientes, será determinante para os fazer destacar no mercado onde terão de concorrer quando terminarem a sua formação e iniciarem a vida profissional.Análise
Estratégia
Decisão
Avaliação e Investigação
Metodologias:
As aulas terão duas componentes:
(1) Exposição sistemática dos conteúdos programáticos, por parte do docente;
(2) Elaboração e discussão de trabalhos de investigação, por parte dos estudantes.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 7,50 |
Exame | 55,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 37,50 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 15,00 |
Estudo autónomo | 20,00 |
Frequência das aulas | 19,00 |
Total: | 54,00 |