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Seminários Temáticos

Código: ES34     Sigla: ST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Saúde Pública

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação para a Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MES 10 Plano de Estudos em vigor 1 - 4 36 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Henrique Dias Pinto de Barros Regente

Docência - Horas

Seminário: 2,57
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 2,57
José Henrique Dias Pinto de Barros 0,285
Andreia Cristina Matos Oliveira 0,142
Silvia Jesus da Silva Fraga 0,857
Carla Maria de Moura Lopes 0,285

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Esta unidade tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e discussão de temas relevantes para a saúde pública. Nesta unidade espera-se que os alunos conheçam alguns dos principais problemas de saúde pública nas arenas nacionais e internacionais, nomeadamente no que diz respeito à carga da maioria das doenças transmissíveis e não transmissíveis em diferentes contextos e às políticas dirigidas para prevenir tratar e gerir essas condições, nos níveis local, regional nacional e internacional. Espera-se também que os alunos conheçam áreas sobrepostas entre a prática da saúde pública e uma série de áreas complementares do conhecimento, como meio ambiente, economia, trabalho ou organização do espaço urbano.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os alunos adquiram uma visão vasta e multidisciplinar da teoria e prática da saúde pública. Nesta unidade, concebemos uma abordagem da saúde pública na sua expressão mais ampla, em oposição a outras unidades em que os currículos são necessariamente mais rígidos. Ao ouvir e discutir a experiência de um grande número de especialistas em vários tópicos que são definidos a cada ano, os alunos ganham acesso a um corpo de conhecimento e experiência que amplia os horizontes de sua perspectiva sobre a saúde pública.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os Seminários Temáticos abordarão temas como a formulação de políticas, administração da saúde, impacto da crise económica e financeira na saúde da população, desafios na formulação e implementação de programas nacionais de saúde, efeitos das desigualdades na saúde da comunidade e pesquisa translacional em saúde pública (com ênfase especial nos desafios metodológicos na produção de evidências científicas da mais alta qualidade nas áreas de saúde pública e epidemiologia).

Bibliografia Obrigatória

Detels, R. Beaglehole, R. Lansang, M. A. Gulliford, M. ; Oxford Textbook of Public Health, Oxford University Press, 2011. ISBN: 9780199218707

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estas várias palestras sobre temas de interesse em saúde pública conduzidas por especialistas de diferentes áreas permitem que os estudantes tenham contato com a investigação em saúde pública e a definição de politicas de saúde, o que é essencial, não apenas para a formação geral, mas também para a seleção de temas para a dissertação. A discussão com os convidados constitui uma oportunidade única para os alunos entenderem a integração das diferentes disciplinas envolvidas na saúde pública.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Participação presencial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 36,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença em pelo menos 75% dos Seminários agendados.

Os estudantes com estatuto Trabalhador-Estudantes deverão contactar o Regente no inicio da UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final desta UC inclui um exame escrito com perguntas abertas sobre qualquer um dos tópicos abordados durante os seminários. A assiduidade será considerada na nota final.

Na nota final serão atribuídos 16 valores, no máximo, para o exame escrito e 4 valores para a assiduidade. A assiduidade será calculada proporcionalmente ao número de seminários a que o aluno assistiu (ex. assistência à totalidade dos seminários=4 valores; assistência a 80% dos seminários=3,2 valores).

Nota final = Exame escrito (80%) + Assiduidade (20%).



Os trabalhadores-estudantes que obtiverem o estatuto correspondente estão dispensados da participação nos seminários e, portanto, a nota final somente considerará o exame escrito (100%).

A melhoria da classificação poderá ser realizada mediante exame escrito, no mesmo formato, em época de recurso. 
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