Código: | MCP_04 | Sigla: | RICP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Cuidados Paliativos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCP | 35 | Plano de Estudos em vigor | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
Conhecimentos: O objetivo essencial da Unidade Curricular de Relações Interpessoais em Cuidados Paliativos é que o estudante adquira conhecimentos no domínio do cuidar em seres humanos, especificamente na interface com Cuidados Paliativos. Muito em particular no que diz respeito à dimensão humana e relacional dos cuidados continuados. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Cuidados Paliativos.
Aptidões e Competências: Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para perceber a complexidade das relações interpessoais nos Cuidados Paliativos. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos da humanização da saúde e as diferentes ferramentas pessoais e institucionais para a implementação de um acompanhamento adequado em doentes crónicos e terminais1– A Moderna Gestão de Pessoas. Definição de gestão de pessoas e suas características fundamentais.
2– Os principais objetivos da gestão de pessoas.
3– Os processos de Gestão de Pessoas.
4– As principais teorias sobre a natureza humana.Os instrumentos de motivação e algumas tendências recentes em matéria de motivação.
5– O conceito de cultura organizacional e macrocultura. A classificação dos diferentes tipos de culturas genéricas de acordo com as perspetivas de distintos autores. As origens da cultura das organizações e os seus componentes. A teia cultural de uma organização da saúde e os seus valores.
6– Os métodos de socialização organizacional. O conceito de grupo. Técnicas de trabalho em equipas de saúde.
7– O processo de comunicação numa organização de saúde e os seus elementos essenciais. Técnicas que permitem desenvolver a capacidade de comunicação. Efeitos comportamentais das atitudes de interação nos cuidados paliativos
As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 90,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Total: | 135,00 |