Projectos Individuais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ética em Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 07-02-2022 a 31-07-2022)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDB |
28 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Projetos Individuais é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da realização de trabalho científico individual, especificamente na interface com a Bioética e Biodireito. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e científica destas áreas. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Bioética e Biodireito.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para investigar em Bioética e Biodireito. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos da publicação de trabalho científico no domínio da Bioética e Biodireito.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os conteúdos programáticos estão desenhados de acordo com a estrutura concetual da unidade curricular. Pretende-se aperfeiçoar a ciência escrita e publicada. E a elaboração de um projeto específico e inovador no domínio da Bioética e Biodireito. Principais áreas:
- a) Identificação de um Problema de Investigação
- b) Formulação da Hipótese
- c) Fontes de informação (internet)
- d) Estado da Arte
- e) Revisão Bibliográfica
- f) Determinação da Metodologia
- g) Estudo Empírico
- h) Apresentação de Resultados
- i) Discussão de Resultados
- j) Conclusões
- k) Limitações
- l) Perspetivas Futuras
Bibliografia Obrigatória
1- Nunes, R. ; Bioética, Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2010
2- Beauchamp, T., & Childress, J. ; Principles of Biomedical Ethics, New York: Oxford University Press, 2013
3- Gillon, R.; Principles of Heath Care Ethics, Londres: Wiley, Londres, 1994
4- Nunes, R.; Testamento Vital, Coimbra: Almedina, 2011
5- Nunes, R.; Gene-Ética, Coimbra: Almedina, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
51,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
51,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico e a evolução das capacidades de cada estudante: evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.