Projeto de dissertação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Forenses |
Ocorrência: 2019/2020 - SP (de 09-09-2019 a 31-07-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCF |
26 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
12 |
81 |
324 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Com esta Unidade Curricular pretende-se introduzir, do ponto de vista teórico, os conhecimentos básicos necessários para o desenvolvimento do projeto de dissertação, fazendo-se depois o acompanhamento tutorial do projeto definido para cada estudante, tendo em vista garantir que o projeto a ser submetido, seja original, exequível, assente num desenho e metodologia corretos, com interesse científico na área forense e publicável.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes desenvolverão capacidades para: (a) definir um problema e operacionalizar questões em investigação; (b) conhecer o “estado da arte” sobre o tema a investigar; (c) detetar dilemas éticos implícitos a um projeto de investigação e lidar com os mesmos em conformidade com as regulamentações nacionais e internacionais, com a eventual audiência prévia da comissão de ética; (e) aplicar um raciocínio metodológico com correta interpretação das limitações operacionais e epistemológicas; (f) dominar a estrutura de um texto científico.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
Aulas teóricas:
- Como eleger um tema de dissertação
- Como elaborar um projeto de dissertação
- Como fazer uma pesquisa bibliográfica.
- Como redigir um artigo científico
- Como apresentar corretamente as referências bibliográficas. O programa EndNote
- Como selecionar revistas para submissão de artigos
Aulas tutoriais:
Acompanhamento tutorial de cada projeto de dissertação.
Bibliografia Obrigatória
The Inherent Drawbacks of the Pressure to Publish in Health Sciences: Good or Bad Science; Dinis-Oliveria, RJ, & Magalhães, T, F1000 Research. Vol. 4, 2015
The dissertation journey: A practical and comprehensive guide to planning, writing, and defending your dissertation; Roberts CM, 2nd edition, Roberts CM, London, 2010
Joyner RL, Rouse WA, Glatthorn AA; Writing the winning thesis or dissertation: A step-by-step guide, Corwin, 3rd edition, 2012
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Através da abordagem teórica, fornecem-se conhecimentos gerais e fundamentais de forma a garantir a correta elaboração do projeto. Através do acompanhamento tutorial, apoia-se o estudante no desenvolvimento do seu projeto. Estes dois níveis de suporte deverão garantir que o projeto final seja robusto e assegure o cumprimento dos objetivos definidos. Em particular deve ser tido em conta a exequibilidade do projeto e é desejável que o estudante publique um artigo original (full length paper), em revista internacional indexada com índice de impacto e arbitragem científica.
Dado o carácter individualizado do trabalho e da metodologia de ensino proposta, os professores aplicarão essencialmente um carácter teórico e de orientação tutorial à unidade curricular endividando todos os esforços necessários para a sua plena concretização. Um método expositivo em articulação com o método interrogativo será aplicado de forma a promover a transmissão de conhecimentos gerais necessários à correta elaboração de um projeto de dissertação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Frequência a mais de 1/3 das aulas de contacto previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação: (a) contínua (30%) - avalia a capacidade do aluno para resolução dos diversos problemas que surgem no decurso da elaboração do projeto e apresentação de uma comunicação na forma de poster em congresso; (b) final (70%) – avalia o projeto de dissertação desenvolvido. A aprovação está condicionada a um resultado positivo em ambas as componentes da avaliação final.