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Dissertação ou Trabalho de Projecto

Código: MCP_12     Sigla: MCP_12

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2019/2020 - A (de 09-09-2019 a 31-07-2020)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Cuidados Paliativos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCP 33 Cuidados Paliativos_09 2 - 60 80 1620

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular de Dissertação  é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da realização de trabalho científico individual, especificamente na interface com os Cuidados Paliativos e de Acompanhmento. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e científica destas áreas. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Cuidados Paliativos.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para investigar em Cuidados Paliativos. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos da publicação de trabalho científico no domínio dos Cuidados Paliativos. E desta froma conseguir realizar uma dissertação que seja o reflexo da sua tese de mestrado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos estão desenhados de acordo com a estrutura concetual da unidade curricular. Pretende-se aperfeiçoar a ciência escrita e publicada. Primeiro, porque é um meio eficaz de aprofundar teórica e empiricamente uma questão ou um corpo de conhecimentos e consequente análise e interpretação. Organizar a informação num trabalho escrito claro e coerente permite uma maior compreensão do tema. Por outro lado, é um meio excelente de treinar a comunicar efetivamente – uma “competência transferível” que será muito útil em qualquer ambiente profissional. Pretende-se testar o maior entendimento possível de um assunto, a capacidade de efetuar uma translação da ciência individual em material escrito, e a capacidade de comunicar concisamente. Principais áreas:

  1. a) Ensaio escrito ou outro tipo de material
  2. b) Livros e artigos
  3. c) Outras fontes de informação (internet)
  4. d) Citação
  5. e) Bibliografia
  6. f) Plágio e integridade científica
  7. g) Bases de dados
  8. h) Redes Científicas 

Bibliografia Obrigatória

Barbosa, A., & Neto, I.G. ; Manual de Cuidados Paliativos, Faculdade de Medicina de Lisboa, Lisboa, 2006
Twycross, R.; Cuidados Paliativos, Lisboa: Climepsi Editores, 2003
Portenoy, R.K. & Bruera, E.; Topics in Palliative Care (vol. I), New York: Oxford University Press, 1997
Doyle, D.; Oxford Textbook of Palliative Medicine, New York: Oxford University Press, 2004
Addington-Hall, J.M., & Higginson, I.J.; Palliative Care for Non-Cancer Patients, New York: Oxford University Press, 2001
Nunes, R.; Rego, F.; Rego, G; Enciclopédia Luso-Brasileira de Cuidados Paliativos, Coimbra: Almedina, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A Avaliação é efetuada pelo docente responsável pela orientação tutorial tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico e a evolução das capacidades de cada estudante.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 1540,00
Total: 1540,00

Obtenção de frequência

Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade nas orientações, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

100% Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese
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