Dissertação ou Trabalho de Projecto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2019/2020 - A (de 09-09-2019 a 31-07-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCP |
33 |
Cuidados Paliativos_09 |
2 |
- |
60 |
80 |
1620 |
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Dissertação é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da realização de trabalho científico individual, especificamente na interface com os Cuidados Paliativos e de Acompanhmento. Muito em particular no que diz respeito à dimensão técnica e científica destas áreas. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Cuidados Paliativos.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para investigar em Cuidados Paliativos. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos da publicação de trabalho científico no domínio dos Cuidados Paliativos. E desta froma conseguir realizar uma dissertação que seja o reflexo da sua tese de mestrado.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os conteúdos programáticos estão desenhados de acordo com a estrutura concetual da unidade curricular. Pretende-se aperfeiçoar a ciência escrita e publicada. Primeiro, porque é um meio eficaz de aprofundar teórica e empiricamente uma questão ou um corpo de conhecimentos e consequente análise e interpretação. Organizar a informação num trabalho escrito claro e coerente permite uma maior compreensão do tema. Por outro lado, é um meio excelente de treinar a comunicar efetivamente – uma “competência transferível” que será muito útil em qualquer ambiente profissional. Pretende-se testar o maior entendimento possível de um assunto, a capacidade de efetuar uma translação da ciência individual em material escrito, e a capacidade de comunicar concisamente. Principais áreas:
- a) Ensaio escrito ou outro tipo de material
- b) Livros e artigos
- c) Outras fontes de informação (internet)
- d) Citação
- e) Bibliografia
- f) Plágio e integridade científica
- g) Bases de dados
- h) Redes Científicas
Bibliografia Obrigatória
Barbosa, A., & Neto, I.G. ; Manual de Cuidados Paliativos, Faculdade de Medicina de Lisboa, Lisboa, 2006
Twycross, R.; Cuidados Paliativos, Lisboa: Climepsi Editores, 2003
Portenoy, R.K. & Bruera, E.; Topics in Palliative Care (vol. I), New York: Oxford University Press, 1997
Doyle, D.; Oxford Textbook of Palliative Medicine, New York: Oxford University Press, 2004
Addington-Hall, J.M., & Higginson, I.J.; Palliative Care for Non-Cancer Patients, New York: Oxford University Press, 2001
Nunes, R.; Rego, F.; Rego, G; Enciclopédia Luso-Brasileira de Cuidados Paliativos, Coimbra: Almedina, 2018
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Avaliação é efetuada pelo docente responsável pela orientação tutorial tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico e a evolução das capacidades de cada estudante.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
1540,00 |
Total: |
1540,00 |
Obtenção de frequência
Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade nas orientações, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
100% Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese