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Anatomia regional - abordagem através de dissecção

Código: OPT157     Sigla: ANATREG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 25 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 3 28 81
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Alguns dos aspectos únicos da dissecção cadavérica incluem a natureza realista deste meio de ensino, que permite que os estudantes obtenham uma imagem tridimensional clara da organização do corpo humano, comprovem a existência de variações da normalidade, analisem a textura dos tecidos humanos e, por vezes, observem e compreendam condições patológicas.

Para além de ser indiscutivelmente um importante método de aprendizagem da anatomia, reforça as atitudes de respeito e compaixão entre os estudantes de Medicina.

Permite ainda aprender técnicas de dissecção e adquirir destreza manual, fundamentais para todos os futuros médicos.

Possibilita ainda que os estudantes desenvolvam pensamento crítico, e capacidade de resolução de problemas e de aplicação prática dos conhecimentos.

Resultados de aprendizagem e competências

As metodologias de ensino têm por objectivo promover as competências teóricas e práticas necessárias à aplicação correcta de todos os conhecimentos e técnicas adquiridas no decurso da frequência da Unidade Curricular

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Noções básicas sobre técnicas de dissecção

- Abordagem à dissecção da face e do pescoço

- Abordagem à dissecção do tórax, abdómen, pelve e períneo

- Abordagem à dissecção do membro superior

- Abordagem à dissecção do membro inferior

- Prática em cadáver

Bibliografia Obrigatória

Alan J. Detton; Grant’s Dissector, LWW, 2016
Marios Loukas Brion Benninger R. Shane Tubbs; Gray's Clinical Photographic Dissector of the Human Body 2nd Edition, Elsevier , 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular será realizado através de:

- Seminários - 5 horas

- Aulas práticas laboratoriais -23 horas (incluindo avaliação).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 20,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho laboratorial 28,00
Estudo autónomo 53,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

De acordo com o previsto Regulamento Pedagógico

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação: Trabalho de dissecção (14 valores), Apresentação da dissecção  (4 valores), Relatório da dissecção (2 valores). A classificação final resulta da soma das classificações parcelares.

Melhoria de classificação

Não contemplado.
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