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Morfofisiologia dos Sistemas Reprodutor e Endócrino

Código: MI220     Sigla: MSRE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 1S (de 09-09-2019 a 09-02-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 277 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante deverá:

- Descrever os princípios gerais da Anatomia, Histologia e Fisiologia dos Sistemas Reprodutor e Endócrino. Familiarizar os alunos com a terminologia anatómica, estimulando a capacidade de observação e dotando-os da técnica de descrição pelo recurso a terminologia adequada;

- Descrever as estruturas macroscópica e microscópica normais e modo de funcionamento do sistema reprodutor e do sistema endócrino;

- Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da morfofisiologia e aplicada posteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica;

Outras competências a adquirir no decorrer do semestre:

- Capacidade de resolução de problemas;

- Autoaprendizagem;

- Pensamento crítico;

- Capacidade de avaliação prática do funcionamento dos vários aparelhos e sistemas;

- Identificação de problemas morfofisiológicos em casos clínicos selecionados.

Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada morfofuncional com o envolvimento de Anatomistas, Histologistas e Fisiologistas.

Resultados de aprendizagem e competências

Outras competências a adquirir no decorrer do semestre:

 - Capacidade de resolução de problemas e aplicação prática dos conhecimentos;

 - Autoaprendizagem;

 - Pensamento crítico;

 - Capacidade de avaliação prática do funcionamento do sistema endócrino e do sistema reprodutor;

 Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada morfofuncional com o envolvimento de Anatomistas, Histologistas e Fisiologistas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Bases morfofisiológicas do funcionamento da célula, tecidos e sistemas

Programa

Princípios gerais de fisiologia do sistema endócrino. Fisiologia do eixo hipotálamo-hipófise. Tiróide. Paratiroides. Fisiologia óssea. Suprarrenal. Pâncreas endócrino. Equilíbrio calórico. Regulação do apetite. Regulação do metabolismo corporal. Avaliação do estado nutricional. Fisiopatologia da obesidade e da caquexia. Fisiologia do aparelho reprodutor feminino. Fisiologia do sistema reprodutor masculino. Fisiologia sexual. Adaptações fisiológicas à gravidez. Fisiologia da placenta. Menopausa e andropausa. Envelhecimento: diminuição da reserva funcional dos órgãos. Fisiologia do Stress. Metabolismo das Lipoproteínas.

 

Histologia e Embriologia das Glândulas Endócrinas: Sistema Hipotalamo-Hipofisário; Epífise; Tiróide e Paratiróide; Suprarrenal; Pâncreas Endócrino. Desenvolvimento do Sistema Urogenital. Histologia do Sistema Reprodutor Feminino; Histologia do Sistema Reprodutor Masculino.

 

Anatomia das glândulas tireoideia e paratireoideias. Glândulas suprarrenais. Aparelho genital feminino. Mama. Aparelho genital masculino.

Bibliografia Obrigatória

Walter F. Boron and Emile L; Medical Physiology, Boulpaep Editors, 2012
Hall J.E. ;Guyton and Hall, 12th Edition; Textbook of Medical Physiology, Saunders Elsevier, 2011
Kierszenbaum, A. L., & Tres, L; Histology and cell biology: an introduction to pathology, Elsevier Health Sciences, 2012
Young, B. Lowe, J.S., Stevens, A., & Heath, J.W; Wheater's Functional Histology - A Text and Colour Atlas , Churchill Livingstone, 2009
R. L. Drake, W. Vogl, A. W. M. Mitche; GRAY’S ANATOMY FOR STUDENTS, Elsevier Churchill Livingstone, 2010
S. Standring; GRAY’S ANATOMY, , 40ª edição, , Elsevier Churchill Livingstone, 2008
Sadler, T.W; Langman's Medical Embryology , 12ª Ed, Williams and Wilkins, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teóricas integrativas, aulas teórico-práticas, e seminário para discussão de casos-problema, e aulas práticas.
A classificação final terá um componente prático ponderado em 30% e um componente teórico ponderado em 70%. A avaliação privilegiará a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão.


Serão admitidos a exame teórico os estudantes que, no conjunto das provas práticas (anatomia, fisiologia e histologia e embriologia), obtiverem a classificação mínima de 10/20 valores
O exame teórico contemplará perguntas de resposta aberta e curta e perguntas de escolha múltipla. Serão considerados aprovados no exame teórico os estudantes que obtiverem a classificação de 10/20 valores. 

A nota do exame prático é válida para a época seguinte em caso de reprovação ou desistência, assim como em caso de não comparência ao exame teórico.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 105,00
Frequência das aulas 57,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento pedagógico em vigor na FMUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final terá um componente prático ponderado em 1/3 (conjunto dos exames práticos de Anatomia, Histologia e Fisiologia) e um componente teórico ponderado em 2/3. O aluno só tem acesso ao exame teórico se obtiver aprovação no exame prático (nota minima 10 valores)

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FMUP

Melhoria de classificação

Os estudantes que desejarem fazer melhoria da classificação obtida nesta UC terão que repetir os exames práticos e teóricos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia.

Observações

N/A
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